Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, será realizada nesta sexta-feira, 7, no bairro Cecap, com início às 8h, a Caminhada Contra a Depressão, doença escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha deste ano. O evento, organizado pelas secretarias de Saúde e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), integra o Programa Piracicaba Saudável.

Esta segunda edição do programa conta com parceria do Conselho Municipal de Saúde e do curso de fisioterapia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Todos os interessados podem participar gratuitamente. A concentração será ao lado do CRAB Cecap, das 7h30 às 8h, com direito a aferição de pressão e alongamento, serviços oferecidos por profissionais das duas Pastas.

Antes e após o percurso, professores e alunos do curso de fisioterapia da Unimep estarão presentes, realizando também aferição de pressão, além de medidas de peso e altura para saber o Índice de Massa Corporal (IMC), medidas de circunferência abdominal e orientar na prevenção de quedas em idosos. Essas atividades estarão disponíveis até às 12h, no mesmo local.

O tema do Dia Mundial da Saúde, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha deste ano é a depressão. De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, o exercício físico é um grande aliado no combate a várias doenças, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, bem como a depressão. “O hábito de caminhar é fundamental para que as pessoas tenham qualidade de vida. Por isso nossa preocupação em estimular esse tipo de atividade. Além de prevenir doenças, ajuda imensamente para se alcançar uma vida feliz, eliminando assim espaço para depressão”, explicou

Para o professor de educação física João Francisco Rodrigues de Godoy, Johnny, coordenador do Programa Piracicaba Saudável, o evento é alusivo também ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado, na quinta-feira, 6 de abril. “Alimentação equilibrada e prática de exercícios são fatores que elevam o bem-estar do indivíduo e contribuem para a prevenção de doenças”, disse. Johnny observou ainda que as parceriam firmadas para este evento fortalecem a iniciativa. “Quem ganha é a população do Cecap e região, que terá neste dia 7 uma equipe de profissionais de saúde do mais elevado nível ao seu dispor para orientações diversas”.

"A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz. Melhora seu astral, ajuda na beleza, boa forma e paz de espírito. Unindo a caminhada com o Dia Mundial da Saúde, esperamos concientizar as pessoas sobre a importância de se ter melhor qualidade de vida”, afirmou Danilo Leme, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

"Existe uma relação bastante evidente apontada por vários estudos epidemiológicos sobre a presença de depressão em pessoas sedentárias, ou seja, que não praticam nenhuma atividade física. Esta relação é mais evidente na população idosa. Também é conhecido que a retomada da atividade física, principalmente as atividades de intensidade moderada com predomínio aeróbico, por exemplo, a caminhada, podem reverter este quadro, como uma alternativa ou uma associação a terapia medicamentosa. Assim, nós professores e alunos da Unimep estaremos com a população que estará presente no Cecap para conversar sobre os benefícios físicos e psicológicos da caminhada e realizar um pequeno circuito de saúde”, enfatizou a professora Daniela Garbellini, fisioterapeuta em neurologia infantil, docente do curso de fisioterapia, da Unimep.

SEMANA COMEMORATIVA – Neste ano, a semana de comemoração ao Dia Mundial da Saúde no Estado de São Paulo será de 24 a 28 de abril, período em que serão realizadas em todas as unidades de saúde da rede municipal atividades relativas a doenças de impacto em vigilância em saúde, em especial, a sífilis congênita. As atividades podem ser grupos educativos, discussões em grupos de gestantes, caminhadas, testes rápidos de HIV/AIDS, hepatites B e C e sífilis, entre outros.

A sífilis é considerada uma das principais doenças em vigilância e de notificação compulsória no Estado de São Paulo e pela Diretoria Regional de Saúde (DRS-X). Nos últimos sete anos os casos vêm aumentando consideravelmente, tanto em sífilis em gestantes como congênitas. Na semana, portanto, os profissionais de saúde serão estimulados a ampliar as discussões sobre esta doença, como forma de aprimorar as ações preventivas para combatê-la.