Pira no Plogging concentrou suas ações próximo ao Ginásio de Esportes Waldemar Blatkauskas (Foto: Isabela Borghese) A Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), articulou a participação de Piracicaba na 5ª edição do Dia Mundial da Limpeza, ação global que busca o engajamento comunitário visando promover a limpeza do planeta. A ação aconteceu no último sábado, 17/09, com seis ações simultâneas, em diferentes locais, e recolheu 6,9 toneladas de resíduos no total; 76 voluntários participaram.
Os realizadores das ações foram Pira no Plogging, Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Associação de Moradores e Amigos do Bairro Nova Piracicaba e Livress Assessoria Esportiva, Coletivo do Meio Ambiente do mandato do vereador Paulo Camolesi e Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165. Voluntários também realizaram o Dia Mundial da Limpeza no bairro Santa Rosa (Foto: Divulgação)
Os grupos atuaram no bairro Alto (nas proximidades do Ginásio Waldemar Blatkauskas), Santa Rosa, Jardim Alvorada e Nova Piracicaba.
De acordo com a educadora ambiental no NEA, Laís Ferraz de Camargo, de todo o recolhido, os mais recorrentes foram móveis inservíveis, como sofás e colchões. “Os resíduos descartados de forma irregular afetam diretamente o meio ambiente, proporcionando condições para alagamentos, poluindo o solo, os rios e os lençóis freáticos. Além disso, contribui para a proliferação de animais, como ratos, baratas e escorpiões, que podem transmitir doenças para a população, afetando a saúde e qualidade de vida das pessoas”, explica.
Vale lembrar que a Prefeitura disponibiliza o Catacacareco, que recolhe móveis e outros utensílios inservíveis; basta entrar em contato pelo SIP-156 solicitando esse serviço. Para o descarte de resíduos, existem ecopontos distribuídos pela cidade, que recebem até 1 m3 por dia, por morador. Os endereços dos ecopontos podem ser conferidos pelo site: http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3. 6,9 toneladas de resíduos foram recolhidos pelos 76 voluntários da ação (Foto: Divulgação)
O MOVIMENTO – O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram no movimento naquele dia. Porém, em 2018, oficialmente ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo, assim, a ação global. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil.