Imagem de uma mulher de costas, com camiseta azul, e três crianças com uniforme escoteiro recolhendo resíduos em uma área verde
Dia Mundial da Limpeza recolheu cerca de duas toneladas de resíduos no sábado, 16-09

Com apoio da Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), a 6ª edição do Dia Mundial da Limpeza recolheu aproximadamente duas toneladas de resíduos no sábado, 16/09. Foram realizadas quatro ações simultâneas em diferentes locais da cidade, com o objetivo de promover o engajamento comunitário visando sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto de resíduos. No total, 30 voluntários participaram.

Os realizadores das ações desta edição do Dia Mundial da Limpeza foram a Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa Ipês e Palmeiras, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Grupo dos Escoteiros Piracicaba 165 e Pira no Plogging. A atividade ainda contou com o apoio da Piracicaba Ambiental.

De acordo com a educadora ambiental no NEA, Laís Ferraz de Camargo, de todo o recolhido, os mais recorrentes foram materiais inservíveis, materiais recicláveis, pneus, lâmpadas fluorescentes e rejeitos. “Só foi possível a coleta desses resíduos por meio da parceria das instituições e pessoas envolvidas. O evento tem esse potencial, de envolver pessoas para a limpeza e sensibilização ambiental”, disse.

Os resíduos descartados de forma irregular afetam diretamente o meio ambiente, proporcionando condições para alagamentos, poluindo o solo, os rios e os lençóis freáticos. Além disso, contribui para a proliferação de animais, como ratos, baratas e escorpiões, que podem transmitir doenças para a população, afetando a saúde e qualidade de vida das pessoas.

A Prefeitura disponibiliza o Catacacareco, que recolhe móveis e outros utensílios inservíveis; basta entrar em contato pelo SIP-156 solicitando esse serviço. Para o descarte de resíduos – materiais de construção civil, restos de jardinagem (podas e cortes de árvores) e madeira (exceto móveis) -, existem ecopontos distribuídos pela cidade, que recebem até um metro cúbico por dia, por morador. Os endereços dos ecopontos podem ser conferidos pelo site: http://simap.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3.

O MOVIMENTO – O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. Na ocasião, 50 mil pessoas se reuniram no movimento naquele dia. Porém, em 2018, oficialmente ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo, assim, a ação global. No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza é coordenado pelo Instituto Limpa Brasil.