Alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira, 16 de outubro, uma equipe formada por nutricionistas da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os estudantes o curso de nutrição da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) desenvolveu atividades orientativas sobre alimentação saudável no hall de entrada do Centro Cívico.

No local, os profissionais promoveram um café da manhã saudável, além de aferir peso e altura e calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) de contribuintes e servidores. O evento contou ainda com uma mesa com materiais educativos da CPAN, com orientação alimentar baseada no Novo Guia Alimentar para a população Brasileira. Na mesa, havia vários tipos de alimentos: in natura, processados e ultraprocessados e os efeitos que cada um deles têm para a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Nutricionista da CPAN, Andresa Nunes Garcia Mendes explicou que a iniciativa tem como objetivo principal orientar os servidores e as pessoas que passam pelo Centro Cívico sobre a necessidade de termos uma a alimentação saúdavel em nosso dia dia. “Hoje, o programa alimentar preconiza que que devemos fazer uma alimentação à base de alimentos naturais, na maior parte do dia, usar muito pouco alimentos processados e quase nunca, ou na verdade nunca, alimentos ultraprocessados, que são os biscotos recheados”. Ela ressaltou ainda que “como regra de ouro devemos comer somente alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e carne e uma quantidade menor de arroz, feijão e outros grãos”.

Andresa informou ainda que devemos usar com moderação o óleo e o sal. “ É preciso haver uma mudança de hábitos e evitar ingerir macarrão instantâneo, biscoitos recheados, sucos de caixinha e refrigerantes. O ideal é sempre consumir sucos naturais”, afirmou.

Marcel Pontim Pissaia, 28 anos, funcionário da Secretaria de Finanças resolveu avaliar sua condição física e aprovou a iniciativa. “É importante para valorizar nossa saúde, porque no dia a dia esquecemos de acompanhar nossa alimentação. Procuro ter uma alimentação saudável, na medida do possível, mas agora vou melhorar ainda mais.” falou.

Já a auxiliar administrativa Tânia Mara Januário, 25 anos, também passou pela avaliação e percebeu que precisa ficar mais atenta com suas atitudes para ter uma vida mais saudável. “Eu já tinha iniciado uma mudança de habito alimentar, mas agora com as orientações recebidas pelas nutricionistas vou ampliar ainda mais”.