Com o tema Chega de Estereótipos: abaixo o capacitismo!, organizações sociais comemoram o Dia Internacional da Síndrome de Down e celebram a vida de pessoas com T21. O evento acontece no dia 21/03, das 9h30 às 12h30, na Estação da Paulista com atividades gratuitas. A realização é do Espaço PIPA, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Passo a Passo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Além das atividades de karatê, pilates, dança, ciranda de roda, arte e movimento, o evento também traz a proposta da iniciativa global Lots of Socks (que significa muitas meias) e ocorre na mesma data como um gesto simbólico que abraça a diversidade.
Thaís Rosante Chorilli, psicóloga do Espaço PIPA, explica que a ação das meias prevê que os participantes usem meias “descasadas”, que não sejam par uma da outra. “Essa iniciativa marca a data e evidencia que as diferenças nos fazem pessoas singulares”, diz.
A data proposta pelo Brasil, e aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, visa conscientizar a sociedade quanto aos direitos igualitários, inclusão e bem-estar da pessoa com T21 em todas as esferas sociais. As ações pontuais realizadas em todo país, contribuem para desmistificar os achismos em relação à síndrome, abrindo espaço para maiores oportunidades de desenvolvimento social das pessoas que possuem a condição genética e apresentam características físicas semelhantes.
DADOS – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil. Ainda assim, os indivíduos com essa condição enfrentam algumas dificuldades quanto à inclusão na sociedade.