Uma marcha de cerca de 100 mulheres na manhã de hoje (08) deu início às manifestações relativas ao Dia Internacional da Mulher em Piracicaba. A passeata saiu do Largo do Mercado Municipal e seguiu pela rua Governador Pedro de Toledo até a praça, onde as participantes portanto cartazes com diversas reivindicações fizeram um momento de reflexão sobre a mulher.

Logo mais às 16h30, no anfiteatro do Centro Cívico, será apresentado o espetáculo “A Vizinha de Cima”, monólogo sobre o universo feminino, produzido pela Teatro e Cia Persona.

As servidoras municipais serão dispensadas para assistirem à peça. Após o espetáculo, elas participarão de confraternização oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural. Na Câmara de Vereadores, às 19h30, ocorre a reunião solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, aberta a toda população.

As atividades comemorativas à mulher iníciaram na última segunda-feira (06), com palestras, debates e atividades integradas. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba com apoio da Câmara de Vereadores.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Guilbert Nobre, o município não se limita a realizar eventos somente no dia 08, mas determina uma semana toda de reflexão sobre a mulher, tendo como eixos principais a Saúde Sexual e Reprodutiva e a Violência contra a Mulher.

Durante esta semana, o programa Bom Dia Cidade, da Educativa FM, apresenta entrevistas com profissionais sobre diversos temas referentes à mulher (veja programação). O Programa Bom Dia Cidade é apresentado de segunda a sexta-feira, das 7 às 9h, pelo radialista Xilmar Ulisses. A Educativa FM está sintonizada na freqüência 105,9 Mhz.

Programação

07/03 (Terça-Feira)

Local – Programa Bom Dia Cidade

Horário – 7 às 9h

Entrevistada – Cristina Mônaco (ONG Casvi – Centro de Apoio e Solidariedade à Vida)

Assunto – Saúde Sexual e Reprodutiva (Discussão sobre intervenções na rede de ensino, saúde e social)

Local – Câmara de Vereadores

Horário – 14 às 17h

Tema – Mesa Redonda I – Saúde Sexual e Reprodutiva

Esquete teatral – 14 às 14h30

Abertura das Discussões

08/03(Quarta-feira)

Local – Programa Bom Dia Cidade

Horário – 7 às 9h

Entrevistada – Cristiane Correa – Coordenadora CMDCA(Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente)

Tema – Políticas Públicas na Saúde do Adolescente (Discussão sobre articulação para elaboração e execução das políticas públicas)

Local: Largo do Mercado Municipal (Saída)

Horário – 9h

Evento – Marcha Mundial das Mulheres

Local: Anfiteatro do Centro Cívico

Horário – 16h30

Evento – Espetáculo Teatral “A Vizinha de Cima”

Local – Câmara de Vereadores

Horário – 19h30

Evento – Reunião Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

09/03(Quinta-feira)

Local – Programa Bom Dia Cidade

Horário – 7 às 9h

Entrevistada – Ana Paula (ONG Crami – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância

Tema – Violência (Discussão sobre violência doméstica e rede de atenção à criança e adolescente vítima de violência)

10/03(Sexta-feira)

Local – Programa Bom Dia Cidade

Horário – 7 às 9h

Entrevistada – Eliana Carmona (Delegacia de Defesa da Mulher)

Tema – Violência (Discussão sobre este tipo de violência na cidade, melhoria da qualidade das DDM)

Local – Câmara de Vereadores

Horário – 14 às 17h

Tema – Mesa Redonda II – Violência

Esquete teatral – 14 às 14h30

Abertura das Discussões

Dia Internacional da Mulher — História

Há 149 anos, no dia 8 de março de 1857, ocorreu uma das primeiras ações organizadas por trabalhadores do sexo feminino, talvez a primeira do mundo. Centenas de mulheres das fábricas de vestuário e têxteis de Nova Iorque iniciaram uma marcha de protesto contra os baixos salários, o período de 12 horas diárias e as más condições de trabalho. Durante a greve, um incêndio causou a morte a cerca de 130 manifestantes.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanos criaram a Women´s Trade Union League. Esta associação tinha como objetivo ajudar as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo das operárias de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan ‘Pão e Rosas’, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas melhor qualidade de vida.

Mais tarde, o Partido Socialista norte-americano decretou o último domingo de fevereiro o Dia Internacional da Mulher. Foi comemorado pela primeira vez em 1909 e pela última vez no ano de 1913, pois durante conferência mundial das organizações socialistas, decorrida em Copenhaga (Dinamarca), a revoluncionária alemã Clara Zetkin propôs 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

O Dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.