Uma das ruas do cemitério, rodeada de jazigos
Os cemitérios municipais estão prontos para receber os visitantes

Dez mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais da Saudade, Vila Rezende e do distrito de Ibitiruna, por ocasião do Dia dos Pais, comemorado no domingo, 13/8. O maior movimento deve ser registrado no domingo, 13/8. A data só perde para o Dia das Mães e de Finados, em volume de visitas.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), o horário de funcionamento no domingo será das 7h às 18h e não haverá missa. No Cemitério da Saudade todos os portões estarão abertos para facilitar o acesso das pessoas. Além do portão principal serão abertos os portões que ficam na avenida Independência, 2.200 e 2.400, o da rua Dr. Coriolano Ferraz, 343, e o da avenida Piracicamirim, 2.201, este para acesso de cadeirantes.

Três jazigos no cemitério
Os cemitérios municipais devem receber 10 mil visitantes no Dia dos Pais

O acesso para o cemitério da Vila Rezende é pela avenida Marechal Costa e Silva, 44, Jardim Primavera, e o do Cemitério de Ibitiruna pela Estrada Carlos Augusto da Silveira.

A Prefeitura preparou os equipamentos para receber os visitantes com melhorias, como corte de mato. Limpeza e colocação de flores nos jazigos estão liberadas no Dia dos Pais, com exceção de reforma e pintura dos mesmos.

Jazigo do meio com a figura de um anjo
O cemitério da Saudade deve receber o maior número de visitantes

DENGUE – As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde, realiza ação de orientação contra a dengue no Cemitério da Saudade, no domingo, 13/08, Dia dos Pais. A intenção é enfatizar a importância de evitar criadouros do mosquito e mostrar que a prevenção é a melhor forma de combater o Aedes aegypti.
O coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, reforça que os cemitérios municipais passam por processo de desinsetização e desratização duas vezes ao ano para evitar que animais peçonhentos apareçam e causem acidentes. “No caso dos cemitérios a preocupação é com os escorpiões que se alimentam de pequeno insetos, principalmente baratas, por isso, realizamos esta ação nos cemitérios da Saudade e da Vila Rezende. Além disso, também está em nossa rotina fazer este trabalho em bueiros e bocas de lobo nas ruas próximas dos cemitérios, assim, evitando que o escorpião tenha alimento fácil e evitando, ao máximo, a sua procriação”, disse.

Outras secretarias também estarão atentas para que tudo corra bem nessa data especial. Como é o caso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que atuará para que o comércio ambulante ocorra de forma disciplinada. De um total de 11 pontos, seis ambulantes estarão autorizados a trabalhar no entorno do Cemitério da Saudade e cinco no da Vila Rezende. Nesses locais serão vendidas flores naturais e artificiais. A responsabilidade pela fiscalização nesses locais, que terá início no sábado, 12/8, é da Guarda Civil, com apoio da Semdettur.

Os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) atuarão para coordenar o tráfego de pedestres e veículos nos cemitérios, com atenção especial na travessa do Cemitério da Saudade, local onde concentra maior fluxo de veículos e pedestres.

O Semae instalará amanhã, sexta-feira, 11/8, dois bebedouros de água, sendo um no Cemitério da Saudade e outro no Cemitério da Vila Rezende.