Aula de ritmos no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas

Nem o frio da tarde hoje, 31/5, em Piracicaba, fez com que a população deixasse de participar do Dia do Desafio, cujas atividades coordenadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), em parceria com o Sesc, ficaram concentradas no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. As atividades que estavam marcadas para o período da manhã, na passarela Pênsil, no Engenho Central, foram canceladas devido à chuva.

O Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas concentrou as atividade do Dia do Desafio

O Dia do Desafio, que esse ano teve como tema Muito Mais que um Dia, é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de esportes e atividades físicas, realizada em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais. O objetivo é promover, divulgar e fomentar o desenvolvimento, a informação na área de esportes e atividade física.

A professora Ataly Marques

No Ginásio de Esportes a movimentação das pessoas começou por volta das 15h, a espera da realização da primeira atividade, orientada pela professora Ataly Marques, que foi aula de ritmos, que consistiu em realizar movimentos coreográficos em diversos ritmos, como axé, forró, samba, etc, tendo como benefícios a melhora do condicionamento físico, coordenação motora e equilíbrio. A segunda apresentação foi de ioga, com a professora Terezinha e, em seguida, apresentação de macroginástica, orientada pelo professor Rogério.

O importante foi se movimentar no Dia do Desafio

Integrantes do projeto Atividade Física e Exercício Físico para Indivíduos com Síndrome Metabólica, também se exercitaram

A Selam e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também se uniram para participar do Dia do Desafio. Realizada pelas duas pastas, o projeto Atividade Física e Exercício Físico para Indivíduos com Síndrome Metabólica (diabetes, obesidade e hipertensão) reuniu 30 pessoas para um aulão de macroginástica no Centro Comunitário do Parque Primeiro de Maio. A atividade foi comandada pelo professor Rogério Constantino.

PARCERIA – No Sesc Piracicaba as atividades do Dia do Desafio aconteceram em vários pontos da unidade (ginásio, salas de ginástica e áreas externas), com grande participação das crianças e também do público adulto. Além da programação esportiva permanente, houve atividades de dança de salão, yoga, desafio de basquete duplo, beisebol, malha, chute ao alvo, parkour e futmesa, todas abertas ao público.

Desafio de basquete duplo foi uma das atividades oferecidas pelo Sesc, no Dia do Desafio

O secretário de Esportes, Hermes Balbino, diz que o Dia do Desafio tem como mérito mostrar às pessoas que a prática da atividade física pode ser incorporada no seu cotidiano. "O grande desafio do Dia do Desafio é ter vários grupos fazendo as atividades que possam mostrar que o esporte também pode ser prazer e estar no cotidiano da população", destacou.

EMPOLGAÇÃO – Adepta das atividades físicas, Deusanira de Fátima Xavier Pedro Souza, 65 anos, estava empolgada para participar da aula de ritmos. Considera o Dia do Desafio uma excelente oportunidade para que as pessoas tenham contato com diversas atividades esportivas e um estímulo para que a prática seja incorporada no seu dia a dia. "O importante é que todos se movimentem de alguma forma, fator que pode incidir na melhoria de sua qualidade de vida, tanto física como mental. Amo dançar e me exercitar", reiterou.

Deusanira Souza diz que ama dançar e se exercitar

Maria de Lourdes Cristofoletti adora se movimentar

Maria de Lourdes Cristofoletti, 64 anos, diz que sempre faz atividades físicas, por gostar de se movimentar. "Não poderia deixar de vir no Dia do Desafio, iniciativa importante para incentivar o esporte. Exercitar para mim é bom para alongar os músculos, condicionamento físico e para elevar a minha autoestima", afirmou.

Margarida Silva Reis não consegue mais ficar sem fazer atividade física

Aos 77 anos, Margarida Silva Reis, diz que começou a praticar atividade física por recomendação médica e a partir dai se tornou essencial em sua vida. "Não consigo mais parar de me exercitar e faço hidroginástica, ginástica localizada, alongamento e ioga".