Portal do Município de Piracicaba

Dia das Crianças: Prefeitura e empresas parceiras oferecem programação gratuita

Haverá festa temática de super-heróis, premiação do 23º Salãozinho de Humor e apresentação teatral

Por CCS / Publicado em 07/10/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grupo de músicos e uma cantora se apresentando para um público infantil. No centro, um homem com um chapéu e macacão bege, com uma camiseta listrada amarela e preta, está sorrindo e acenando, segurando uma mala. À sua esquerda, um homem com óculos e camisa vermelha toca um trompa. Ao lado dele, um homem com camisa amarela toca uma flauta. À direita do homem com o macacão, um homem com óculos e camisa bordô segura um fagote. Mais à direita, um homem com óculos e camisa azul toca um oboé. No lado esquerdo da imagem, uma mulher com um vestido preto está gesticulando e cantando. Um ventilador de teto preto está visível no canto superior esquerdo. O palco é um círculo branco no chão, e duas cadeiras de plástico marrons estão posicionadas atrás dos músicos. Ao fundo, há um painel azul com um logotipo e texto, e uma porta com uma placa de "SAÍDA". No primeiro plano, duas crianças estão sentadas no chão, assistindo à apresentação. Uma criança usa um casaco amarelo e a outra um suéter cinza.
Apresentação do concerto didático Pedro e o Lobo acontece às 16h

Para celebração ao Dia das Crianças, que é no próximo domingo, 12/10, a Prefeitura de Piracicaba, junto de empresas parceiras, preparou diversas atividades gratuitas dentro do Engenho Central. Na programação constam festa com temática de super-heróis, cerimônia de premiação da 23ª edição do Salãozinho de Humor e apresentação teatral.

“Queremos que o domingo do Dia das Crianças seja especial para elas e também para os familiares, por isso nossas secretarias municipais trabalharam com empresas apoiadoras para organizar uma programação variada e divertida nos períodos da manhã e da tarde, valorizando a importância do brincar e das artes”, falou o prefeito Helinho Zanatta.

A festa no dia 12 de outubro acontece das 9h às 13h, no Engenho Central, com circuito de brinquedos com tobogãs, futebol de sabão, camas elásticas e piscina de bolinhas, além de pintura facial, escultura em balões e a presença de super-heróis. Atrações musicais e palhaços também farão parte do evento. E o público terá à disposição, ainda, pipoca e algodão-doce. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 4.000 crianças de quatro a 12 anos de idade, sendo que cada uma receberá um brinquedo como lembrança da data. O acesso ao evento poderá ser feito pela passarela Estaiada, passarela Pênsil e avenida Maurice Allain, vias no entorno da Rua do Porto.

A imagem mostra um complexo de edifícios de tijolos vermelhos, com um estilo arquitetônico que remete a antigas fábricas ou instalações industriais. O dia está ensolarado, com um céu azul pontuado por nuvens brancas e fofas. O edifício principal, à esquerda, é imponente e apresenta várias janelas com vidros quebrados, sugerindo um estado de abandono ou que o local passou por um período de deterioração. Sua estrutura de tijolos é visível em toda a sua extensão, com detalhes arquitetônicos nas janelas e na base. À direita, um edifício mais baixo e alongado, também de tijolos, parece estar em uso, pois possui uma placa com o texto "CASA DO ARTESÃO". As janelas deste edifício estão intactas e parecem ter grades de proteção. A frente deste edifício é ladeada por um caminho de paralelepípedos e um corrimão metálico. No centro da imagem, entre os dois edifícios, há uma área aberta pavimentada com paralelepípedos, onde algumas pessoas caminham e um carro prata está estacionado. Árvores frondosas e verdes complementam a paisagem, contrastando com a rusticidade dos edifícios. Um poste de iluminação alto se destaca contra o céu azul. A perspectiva da foto, tirada levemente de baixo para cima, confere grandiosidade aos edifícios e ao ambiente. A luz do sol cria sombras e realça as texturas dos tijolos e do pavimento.
Engenho Central será o local para as diversas atividades gratuitas durante o domingo

Ações educativas e de bem-estar também estão programadas, com oficinas de promoção à saúde, atividades físicas orientadas por educadores e espaço lúdico conduzido por psicólogos.

A iniciativa conjunta é da Unimed Piracicaba, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias do Setor Metalmecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo.

SALÃOZINHO – E a cerimônia de premiação do 23º Salãozinho de Humor está marcada para o domingo, a partir das 15h, no Anfiteatro Henfil (dentro do armazém 14), no Engenho Central. Na ocasião serão anunciados os nomes dos três premiados em cada categoria, sendo elas de sete a dez anos de idade e de 11 a 14 anos. Os prêmios são patins, kit badminton e bolas de vôlei, basquete ou futsal.

A imagem exibe uma exposição de arte em uma parede roxa vibrante. Várias obras de arte, a maioria delas retratos e desenhos animados emoldurados em madeira clara, estão penduradas em fileiras. À esquerda, um cartaz grande e colorido, enrolado na parte superior, anuncia "11º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA". A arte no cartaz é um desenho caricatural com cores fortes. As obras penduradas na parede variam em estilo, com alguns retratos realistas e outros desenhos mais estilizados e cômicos. As molduras são uniformes, criando uma sensação de ordem na exibição. A iluminação destaca as obras e a cor da parede, criando um ambiente de galeria. A parede muda de cor para um tom mais claro de azul em uma seção mais distante, onde mais quadros continuam em exibição. O chão é de concreto aparente.
Edição 23 do Salãozinho é composta por 126 obras; premiação é no Dia das Crianças

Como parte da cerimônia haverá exibição de três curtas-metragens infantis, em parceria com o Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba). Os títulos são: Diafragma, A Menina e a Árvore e Felicia e os Super-resíduos do Bem.

A edição 23 do Salãozinho é composta por 126 obras, que podem ser vistas no armazém 14, junto da mostra principal do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, até 2/11, de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

TEATRO – Ainda no domingo, às 16h, em palco próximo à Pinacoteca Municipal, dentro do Engenho Central, ocorre apresentação do concerto didático Pedro e o Lobo, de Serguei Prokofiev. No espetáculo, cada instrumento ganha vida ao personificar os personagens da história e o público pode, então, ouvir os sons do quinteto de sopros, formado por flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa.

A proposta é oferecer explicações simples e envolventes sobre o funcionamento de cada instrumento, com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças pelo universo da música erudita.

A obra é da FCDMSP (Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo), apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Raízen, de empresas do grupo Ribeiro Caram e da Alphapiso.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.