Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, a Armapir (Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba) realiza evento comemorativo ao Dia Nacional da Umbanda amanhã, feriado de 15 de Novembro, a partir das 10h, no largo dos Pescadores. A programação é gratuita.
O evento será oficialmente aberto com saudação a Exu na Umbanda, seguido de defumação. Em seguida, haverá homenagem a terreiros de umbanda que prestam serviços a sociedade local, como a Iniciativa da Comunidade Umbanda sr. Zé Moreno das Almas e o Instituto AfroPira.
O Dia Nacional da Umbanda também levará uma palestra ao largo dos Pescadores. Às 11h30, Silvana Veríssimo, coordenadora Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, fala da importância em denunciar casos de intolerância religiosa.
Na parte cultural, às 11h45, a cantora piracicabana Sandra Rodrigues canta o Hino Nacional da Umbanda e, na sequência, tem apresentação da Grande Gira festiva de Umbanda com Caboclo de Pena e de Preto Velho. Na parte da tarde, às 13h30, o evento segue com roda de samba com cantigas afro-brasileiras, comandada por Sandra Rodrigues.
SERVIÇO – Dia Nacional da Umbanda. Amanhã, 15/11, às 10h, no Largo dos Pescadores. Programação gratuita. Avenida Beira Rio, sem número.