O Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina realiza hoje (17), diversas atividades abertas à população em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. As atividades oferecidas são Oficina de Beleza, Oficina de Atividade Física, Oficina de Relaxamento e Massagem e Oficina de cuidados gerais com a saúde, além de verificação de pressão arterial, peso e altura e plantão psicológico. O evento acontece das 10h às 17h.

De acordo com a coordenadora dos CAPS de Piracicaba, Heloísa Moura Silva, a data tem como objetivo explicar à população que a luta manicomial é uma conquista e que os doentes psiquiátricos tem que se recuperar junto da sociedade.

O movimento para extinguir manicômios acontece desde a década de 1970. Em 1987, durante o 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores de Saúde Mental, que aconteceu em 18 de maio, ficou instituído o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA). A data em que o encontro aconteceu passou a ser comemorada como Dia Nacional da Luta Antimanicomial. De acordo com Heloísa a intenção é realizar uma reformulação do modelo assistencial em Saúde Mental e reorganizar os serviços da área, privilegiando equipes multiprofissionais e o atendimento fora do hospital.

Heloísa disse que na maioria dos casos de doenças de saúde mental o tratamento psicológico é mais eficiente do que apenas a medicação. “A medicação ajuda a controlar a doença, mas é o acompanhamento profissional e o apoio dos familiares o que fará com que este paciente se reintegre na sociedade”, explicou.

Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina

Localizado no bairro Vila Cristina, o ambulatório completou neste domingo (16), nove anos. Desde de 2001 atendendo pacientes com problemas psiquiátricos, a equipe do ambulatório é composta por dois médicos, enfermeira e técnico de enfermagem. Segundo Heloísa em média são atendidas cerca de 700 pessoas por mês no local.

Heloísa conta que em sua maioria os pacientes que são tratados na Vila Cristina são encaminhados e a preferência é para moradores do bairro e região. No município existem mais três CAPS (Vila Sônia, Bela Vista e Centro), além de um CAPS Infantil e um CAPS Álcool e Droga.

Saúde Mental em Piracicaba

Inaugurado no município em 1998 com objetivo de ser uma alternativa ao modelo hospitalar de tratamento para pessoas com problemas de Saúde Mental, o CAPS atende aqueles que necessitam de acompanhamento intensivo, mas fora do hospital, buscando o fortalecimento da auto-estima, da cidadania e da reintegração com a família.

O CAPS oferece além de consultas médicas e atendimentos psicoterápicos, o desenvolvimento de atividades livres como: jogos, pinturas e desenhos, caminhadas, canto, capoeira, artesanato, relaxamento, mandala, futebol, oficinas (mosaico, papel reciclado, tapeçaria, pintura em guardanapos e pátina). A unidade conta com o trabalho de uma equipe interdisciplinar formada por assistente social, psicólogos, terapeuta ocupacional, auxiliares de enfermagem, enfermeiras, médicos, farmacêuticos, auxiliares de limpeza, estagiários de farmácia e psicologia.

Serviço:

Data: 17/05

Horário: 10h às 17h

Local: Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina: Av. Raposo Tavares, nº 1737. Vila Cristina

Atividades: Oficina de Beleza, Oficina de Atividade Física, Oficina de Relaxamento e Massagem e Oficina de cuidados gerais com a saúde, além de verificação de pressão arterial, peso e altura e plantão psicológico