Portal do Município de Piracicaba

Dia da Árvore é comemorado no Viveiro Municipal

Por Comunicação Social / Publicado em 21/09/2018
Tempo de leitura: 5 minutos.

O Dia da Árvore foi comemorado no Viveiro Municipal com o Consórcio PCJ, a Oji Papéis Especiais e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Durante o evento Viveiro de Portas Abertas, diversas atividades marcaram a data, como o plantio simbólico de mudas de Ipê Branco (árvore símbolo do Consórcio PCJ), distribuição de mudas nativas à população.

O Consórcio PCJ e a Oji Papéis Especiais, parceiros importantes do Viveiro Municipal, entregaram melhorias ao local, como uma nova bomba de captação de água, telas de proteção do sol para os ambientes de reprodução de mudas nativas, compra de sementes e instalação de placas sinalizadoras para o local.

O Secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, afirmou que “É muito importante para Piracicaba esta demonstração clara de parceira, com a aquisição de equipamentos e produtos importantes que estão sendo doados e da sinalização que auxilia a localização. Isso facilita para que a população tenha mais acesso ao Viveiro Municipal, um local cada vez mais importante para Piracicaba.”

Menten lembrou ainda que o Viveiro – há 23 anos naquele local – é uma área que integra o projeto Jardim Botânico, que está sendo implantado pela Prefeitura. Outro ponto lembrado pelo secretário é a escolha da data, 21 de setembro, onde se comemora o Dia da Árvore. “A árvore é um símbolo importante de sustentabilidade, uma das principais metas do Governo Barjas, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da nossa população“, disse.

“Esta parceria possibilita avançar um trabalho importante para a cidade e a região”, afirmou o prefeito Barjas Negri. Segundo ele, o projeto Jardim Botânico em Piracicaba é diferenciado porque será instalado em três locais: Parque Natural, área do Engenho Central conhecida como Esterqueira, e o próprio Viveiro Municipal.

Viveiro contribui com 50 mil mudas nativas em reflorestamentos nas Bacias PCJ

Representando o Presidente do Consórcio, o coordenador geral da Agência de Água PCJ/Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, comentou que a Oji Papeis Especiais está “ressignificando valores que a Prefeitura, seus secretários e o prefeito sempre valorizaram”.

Lahóz elogiou Barjas e a equipe da Sedema por colocarem em prática o Projeto Botânico.

“Apoiarmos uma iniciativa dessas é motivo de muito orgulho, pois dá chance de preservarmos o nosso rio com as mudas sendo plantadas em toda a Bacia, além de provarmos, como indústria de papel, que a agricultura sustentável preserva florestas nativas”, disse o presidente da Oji Papéis Especiais, Agostinho Monsserrocco.

"O investimento no Viveiro de Piracicaba, além de beneficiar o município, faz parte de um grande projeto de revitalização de mananciais, já que grande parte das mudas produzidas são utilizadas nos reflorescimentos do Consórcio PCJ, que atinge toda a área das Bacias PCJ”, comentou o coordenador de projetos e responsável pelo Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ tem 27 anos e já plantou mais de 4,5 milhões de mudas nativas em 2.700 hectares de matas ciliares, o equivalente a 3.610 campos de futebol. Essas ações são possíveis graças às parcerias que a entidade possui com 15 viveiros municipais espalhados pelas Bacias PCJ. O Viveiro de Piracicaba é o maior produtor da região e contribui com 50 mil mudas nativas em reflorestamentos nas Bacias PCJ.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.