Grupos de dança se apresentam no Dia da África

O Dia da África, celebrado em 25/05, marca a reunião de 32 chefes de estado africanos em Addis Abeba, Etiópia, em 1963, onde fundaram a Organização de Unidade Africana (OUA) para emancipar o continente do colonialismo e apartheid, será comemorado em Piracicaba neste sábado, 1/06. O evento, gratuito e com diversas atrações, acontece das 14h às 22h na Vila África, no bairro Vila Independência.

A realização é da CPIR (Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial e Étnica) e do Núcleo Vila África com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra).

O evento terá apresentações de Batuque de Umbigada com o Batuque do 13 de Maio, roda de capoeira com o Grupo Cativeiro, apresentação artística com o Núcleo Vila África, rap com as Guerreiras do 4MP, roda de samba com o Vila África Reduto de Samba e os DJ Jamal, de São Paulo, e o local Rock Jay.

Em Piracicaba, a data é significativa devido às profundas tradições afro-brasileiras e à história de escravidão na cidade. Com a Lei nº 6.531 e o Decreto nº 6.430, o Dia da África foi integrado ao calendário oficial do município.

A ONU reconheceu a importância desse encontro e instituiu o Dia da África, em 1972. A data simboliza a unidade e solidariedade africanas na busca pelo desenvolvimento econômico e é celebrada globalmente, inclusive no Brasil, com eventos culturais e debates sobre a história e cultura africana.

SERVIÇO – Dia Da África. Sábado, 1/06, das 14h às 22h, na Vila África. Rua Prof. Maria Angélica Fernandes Siqueira, s/n – Vila Independência. Entrada gratuita.