Dia D vacinação na zona rural imuniza mais de 1.500 pessoas
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou o balanço da campanha de vacinação da zona rural. De acordo com os dados 1.546 pessoas foram imunizadas. Segundo Jaqueline De Carli Arnosti, responsável pelo setor de imunização da VEM, a vacina na zona rural foi aplicada para os grupos que possuem indicação do Ministério da Saúde, “aproveitamos a oportunidade para imunizar todos que vivem na zona rural, pois quanto mais pessoas imunizadas menor é o risco de contágio”, disse.
Foram imunizados 227 doentes crônicos, 16 crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses, 691 pessoas com idade de 20 a 29 anos, 608 pessoas com idade de 30 a 39 anos, três gestantes e um profissional de saúde. Deste total, até agora em Piracicaba, 26.726 pessoas com idade entre 20 a 29 anos foram imunizadas, 10.283 doentes crônicos; 6.479 crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses, além de 2.438 gestantes.
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que os grupos prioritários não deixem para se vacinar na última hora. As vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Programa Saúde da Família (PSF) de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. O calendário que o Ministério elaborou, com a separação por grupos prioritários, tem por objetivo proteger a população antes do inverno, período em que há maior transmissão de doenças respiratórias.
