Com aplicação em 36 unidades de saúde, o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) e o sarampo aplicou 6.423 doses no sábado, 30/04. De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), foram aplicadas 3.877 doses da vacina contra a gripe em crianças, trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais e 2.546 doses da vacina contra o sarampo em crianças de seis meses a quatro anos. A campanha continua em todas as unidades de saúde e não é necessário agendamento.

"Já estamos no outono e as temperaturas mais baixas logo chegam e, consequentemente, os casos de gripe tendem a aumentar, por isso que tomar a vacina é muito importante para a proteção coletiva. Então, pais, levem seus filhos de seis meses a menores de cinco anos na unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina contra a gripe e também a do sarampo, porque também estamos vendo, infelizmente, casos de sarampo no Estado e no País", afirma o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

A partir de hoje, segunda-feira, 02/05, gestantes e puérperas também podem se vacinar contra a gripe (Influenza). A vacina contra gripe é aplicada, sem agendamento, nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs das 8h às 15h e nos PSFs das 8h às 16h, nos dias úteis.

Desta forma, agora a vacina contra a gripe está disponível para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças (seis meses a quatro anos) e gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias).

Nos mesmos locais e horários, a vacina contra o sarampo também está disponível para trabalhadores da saúde e crianças (seis meses a quatro anos). Esses grupos devem apresentar a carteirinha de vacinação.

A técnica de enfermagem Erika Patricio Estrada Rocha de Lima levou a filha Liz, de 10 meses, para se vacinar contra a gripe e o sarampo no Dia D, no PSF do Tupi. Erika também aproveitou e tomou sua vacina contra a gripe. "Todos os anos tomo a vacina da gripe, a vacina é a forma mais eficiente de proteger nossos bebês", afirma Erika, que lembra que a filha nasceu de 35 semanas, pesando pouco mais que 2 kg e hoje está com 10 meses e pesando 10 kg. "Ela é super saudável, nunca ficou doente", complementa.

BALANÇO DA CAMPANHA – De acordo com dados da VE, já foram aplicadas, do início da campanha até 30/04, 29.896 doses da vacina contra a gripe em idosos, trabalhadores da saúde, crianças e gestantes e puérperas em Piracicaba. A meta é vacinar 90% da população desses grupos. A população estimada desses grupos é de 107.521 pessoas. A VE lembra que as gestantes e puérperas contadas nesse período haviam sido vacinadas na rede particular.

Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha indiscriminada é para as crianças de seis meses e menores de cinco anos. Ou seja, será vacinada independente de quantas doses já têm na carteirinha. Esse grupo começou a ser vacinado no Dia D, 30/04, quando 2.546 doses foram aplicadas. A meta é vacinar contra o sarampo 95% desse grupo. A população estimada nessa faixa etária é de 22.448 crianças.