Portal do Município de Piracicaba

Dia D de combate à dengue tem arrastão e orientação no Terminal Central

Mobilização contra a dengue, Zika e chikungunya acontece em todo o país

Por CCS / Publicado em 07/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Neste sábado, 08/11, Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a campanha de prevenção e controle às arboviroses vai ter duas atividades principais em Piracicaba: orientação no Terminal Central e arrastão no Jardim Oriente. As atividades serão realizadas pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

A imagem retrata uma iniciativa de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti, realizado em um terminal de ônibus. No primeiro plano, à esquerda, há um expositor preto adornado com adesivos de mosquitos. Sobre ele, estão empilhados folhetos informativos. Ao lado, uma cadeira com mais folhetos empacotados. No centro, uma pessoa fantasiada de mosquito, com vestimenta preta e branca e máscara, segura um folheto intitulado "Nós e o Mosquito". À direita, uma mulher vestida com um colete verde e shorts pretos, com um crachá da prefeitura de Piracicaba, também segura folhetos. Atrás deles, há um painel amarelo com informações visuais sobre o mosquito, incluindo ilustrações, ciclo de vida e doenças transmitidas. Uma placa roxa com instruções de segurança para atravessar a rua, como "Atravesse com segurança utilizando a faixa", "Não corra!" e "Crianças sempre acompanhadas dos pais!", também está presente. Ao fundo, observa-se o movimento típico de um terminal de ônibus, com pessoas aguardando, ônibus estacionados e a estrutura do local. A campanha parece ter como objetivo educar a população sobre a importância de combater o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Orientação no combate à dengue será realizada no Terminal Central

A orientação no Terminal Central acontece das 8h às 12h. A população será orientada sobre pequenas atitudes que podem salvar vidas, como guardar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo, descartar garrafas PET e outras embalagens sem uso, colocar areia nos pratos de vaso de planta, guardar pneus em locais cobertos ou descartá-los em borracharia, amarrar bem sacos de lixo, manter caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados, não acumular sucata e entulho, limpar bem calhas e lajes, entre outras.

O arrastão vai percorrer os bairros Jardim Oriente, Serra Verde e Jardim Água Branca, das 8h às 14h. O ponto de encontro será a Capela Sagrado Coração de Jesus, localizada na avenida Edne Rontani Bassetti, sem número, no bairro Serra Verde. O objetivo desta ação, que entre janeiro e agosto deste ano recolheu 215 toneladas de potenciais criadouros, é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 07/11/2025 – em dados provisórios – foram 25.202 notificações para a dengue com 5.887 casos positivos e cinco óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 63.861 notificações, 29.406 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, foram 14.067 notificações, 2.928 confirmações e três óbitos.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa, também realiza a vacinação em horário estendido, das 17h às 20h. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

SINTOMAS – Os principais sintomas da dengue são febre, dores no corpo e ou articulações, enjoo e/ou dores na barriga, dores de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, fraqueza, cansaço e falta de energia. Pessoas com estes sintomas devem procurar uma unidade de saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.