Dia D da vacinação contra Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (17)
Neste sábado (17) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e da Multivacinação. Crianças de 1 ano até 5 anos incompletos, que ainda não receberam a dose, devem ser vacinadas contra a poliomielite nas unidades elencadas abaixo, das 8h às 16h. Já a multivacinação é para atualização da carteirinha de vacina de crianças e adolescentes com até 15 anos. Os atendimentos acontecem simultaneamente.
As campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, ampliar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal de crianças e jovens visando a eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis. As campanhas se estenderão até o dia 30 de outubro e a meta mínima da pólio é vacinar 95% do público-alvo (de 1 ano até 5 anos incompletos) de forma indiscriminada.
“É de fundamental importância que as pessoas compareçam aos postos de saúde, com a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde”, explicou Karina Correa Contiero, responsável pelo setor de imunização.
RECADASTRAMENTO – Ainda neste sábado, as mesmas unidades de saúde estarão recadastrando os moradores das áreas de abrangência das UBSs e CRABs. Se a sua família ainda não foi recadastrada, aproveite a oportunidade e leve os documentos necessários para a atualização dos dados. Esta atitude é fundamental para que Piracicaba possa garantir atendimento SUS de qualidade em todos os postos de saúde de atenção primária, como o postinho do seu bairro.
Para efetuar o recadastramento, é necessário um comprovante de residência, CPF, RG, Cartão do Posto e Cartão SUS. O preencimento dos dados é rápido e seguro. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é que todos os moradores das áreas de abrangência das 20 unidades existentes (11 UBSs e 9 CRABs) em Piracicaba estejam devidamente identificados e recadastrados até dezembro deste ano.
De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a nova forma de custeio do SUS, determinada pelo Ministério da Saúde, exige que a população esteja consciente da importância do recadastramento para a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela rede pública de saúde. “Antes o repasse financeiro estava relacionado ao número de habitantes de uma cidade. Agora, com a nova regra de universalização do SUS, o repasse estará vinculado ao número de pessoas cadastrada no sistema. Por isso a necessidade de cadastrarmos toda a população da área de abrangência de cada unidade”, explicou.

