Dia D da campanha Juntos Contra a Dengue mobiliza força-tarefa e reforça prevenção em Piracicaba
Uso de drone, panfletagem, arrastão e limpeza estão entre os destaques das ações realizadas no último sábado

Informação, mobilização e ação prática marcaram o Dia D da 9ª edição da campanha Juntos Contra a Dengue, realizada no sábado, 28/2, pelo Grupo EP em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e demais municípios participantes.
Entre os destaques estiveram o uso de drone para vistoriar imóveis fechados, arrastão para retirada de materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito e ações educativas com escoteiros, além de chamadas informativas em eventos da cidade.
A mobilização, que tem como principal objetivo combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é intensificada ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O Dia D contou ainda com a participação de outras secretarias municipais. A Secretaria de Obras realizou a limpeza de áreas na região do arrastão, no bairro Monte Líbano; a Guarda Civil utilizou drone para verificar a situação de imóveis fechados; a Secretaria de Turismo abriu espaço no Passeio de Remo, assim como a Secretaria de Cultura fez anúncios sobre o combate à dengue durante a Festa da Batata, para divulgar a importância da prevenção da doença.


Outro destaque foi a atuação do Grupo de Escoteiros São Mário, que realizou um Quiz para orientações e distribuição de panfletos na região do Parque da Rua do Porto.


No arrastão realizado na região do Monte Líbano — que engloba os bairros Parque dos Eucaliptos, Jardim Noêmia, Ingá, Vila São Paulo, Haiti, Jardim das Flores, Jardim Morada do Sol e Jardim Monte Líbano — quatro caminhões foram utilizados para recolher materiais inservíveis. Nesta segunda-feira, 2/3, a equipe retorna ao local para recolher itens descartados após a passagem dos veículos. O volume total será divulgado na quarta-feira.
“O combate à dengue é uma prioridade permanente da nossa gestão. As ações não se limitam a períodos de maior incidência, mas acontecem ao longo de todo o ano, com planejamento, uso de tecnologia, integração entre secretarias e atuação nos bairros. Os dados recentes indicam uma redução significativa de casos em comparação aos anos anteriores, mas sabemos que esse é um desafio coletivo”, aponta a gerente da Vigilância em Saúde, Carina Baron.
O PMCA tem como objetivos fortalecer a orientação à população e intensificar ações casa a casa, realizadas por agentes comunitários de saúde e agentes de controle de zoonoses, além de promover arrastões para retirada de materiais que possam acumular água.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até 27 de fevereiro de 2026 (dados provisórios), foram registradas 1.594 notificações de dengue, com 14 casos confirmados e nenhum óbito.
No mesmo período de 2025, em dados consolidados, foram 4.061 notificações, 521 casos confirmados e um óbito. Já em 2024, também no mesmo período, foram 7.701 notificações, 2.530 confirmações e um óbito.
Em relação às notificações, os dados de 2026 representam queda de 79,3% em comparação com 2024 e de 60,8% em relação a 2025. A redução é ainda mais significativa nos casos confirmados: queda de 97,3% (de 521 para 14) na comparação entre 2025 e 2026, e de 99,5% (de 2.530 para 14) entre 2024 e 2026.
PREVENÇÃO – Entre os principais cuidados estão eliminar focos de água parada, manter recipientes fechados, limpar calhas, descartar corretamente materiais que possam acumular água e utilizar repelente. Crianças entre 10 e 14 anos devem ser vacinadas. Em caso de suspeita, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima e não utilizar medicamentos por conta própria.
