A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) fará um ato de mobilização na manhã desta sexta-feira (16/05), a partir das 10h, na Praça “José Bonifácio” para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, comemorado dia 18 de maio.
Na oportunidade, haverá diversas apresentações culturais com crianças e adolescentes, entre elas algumas desenvolvidas nas unidades dos Centros de Atendimento Sócio-Educativos (Cases), dos Eco-Núcleos, do grupo de flauta doce do projeto Capoeira na Periferia, entre outras.
A data surgiu quando a menina Araceli Crespo tinha apenas nove anos e foi levar um envelope para um grupo de rapazes, a pedido da mãe. Ao chegar no local marcado, foi espancada, estuprada e morta por adolescentes de classe média. Apesar da gravidade do delito, o crime ficou impune devido às influências das famílias dos adolescentes que cometeram o ato infracional. O crime ocorreu no dia 18 de maio de 1973 e o caso ficou célebre, três anos depois, com a publicação do livro “Araceli, meu amor”, do jornalista José Louzeiro. Em homenagem à menina, a data de 18 de maio ficou instituída por lei federal (LEI Nº 9970/2000) como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
O objetivo do encontro é apresentar os trabalhos de crianças e adolescentes dos projetos sociais e das escolas chamando a atenção para a data bem como informar a população sobre a importância e necessidade de denúncia dos casos de violência pelo 181 ou pelo disque denúncia Nacional 100.
A Semdes tem como parceria no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência e a seus familiares o CRAMI, que em 2007, atendeu 1023 casos.