A imagem mostra uma pessoa com luvas brancas realizando um teste de sangue em um dedo de outra pessoa. A pessoa que está recebendo o teste de sangue está com a mão estendida e o dedo está ligeiramente dobrado. A pessoa que está realizando o teste está usando um dispositivo pequeno e fino para coletar a amostra de sangue. Parece ser um teste de sangue capilar rápido. O foco da imagem é a mão da pessoa recebendo o teste e a mão da pessoa que está realizando o teste. O fundo está fora de foco, mas mostra uma parte do corpo da pessoa que está recebendo o teste. A iluminação é boa e permite uma visão clara dos detalhes da imagem. A imagem parece ter sido tirada em um ambiente médico ou de atendimento de saúde.
Testes rápidos serão oferecidos a toda a população

Com ações de prevenção, orientação e testes rápidos à população, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia as atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids e à campanha Dezembro Vermelho 2024 no próximo sábado, 30/11, em evento que acontece das 8h às 12h, no Varejão do Algodoal, localizado na rua Vitório Laerte Furlani, 879. A campanha é idealizada pela SMS, por meio do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e da ONG Caphiv.

Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais e do Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), reforça que estas ações já estão na rotina da rede de saúde em Piracicaba, porém, no mês de dezembro esse trabalho é ainda mais intensificado, inclusive em consonância com a Campanha Fique Sabendo, do Estado de São Paulo, que visa difundir a oferta de testes rápidos, focando o diagnóstico precoce do HIV e da sífilis. “A campanha é extremamente importante, uma vez que ainda temos diagnósticos tardios. Precisamos reduzir a transmissão do HIV, portanto, é necessário prevenir, diagnosticar e tratar adequadamente. Além disso, o Dezembro Vermelho é uma oportunidade de combatermos o estigma que ainda hoje assola as pessoas que vivem com HIV/Aids”, afirmou.

A imagem mostra uma mulher de pele clara de cabelos grisalhos, usando uma camiseta branca com a mensagem "Dê a mão à prevenção! Aids não tem cura" e um laço vermelho estilizado. Ela está segurando um microfone e falando. Ao fundo, há uma tela com o logotipo de uma empresa e alguns balões vermelhos. A imagem parece ter sido tirada em um evento ou palestra.
Karina Corrêa Contiero, é coordenadora do Programa Municipal de IST, Aids e Hepatites Virais e do Cevisa

É importante reforçar que a Campanha visa levar os testes de HIV e Sífilis a mais pessoas, sempre com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento.