A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Secretaria de Saúde, segue com diversas atividades em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e luta contra o HIV/Aids. Organizado pelo Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e ONG Caphiv, na manhã de hoje, 4/12, cerca de 100 profissionais de saúde da rede de atenção básica participaram de capacitação exclusiva sobre HIV/Aids e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. Estiveram no encontro o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; o secretário de Saúde, Douglas Koga; o presidente da ONG Caphiv, Paulo Soares, e a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa) e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Karina Corrêa Contiero.
Luciano Almeida parabenizou os organizadores da capacitação, bem como todos os servidores e voluntários da ONG que estão trabalhando na campanha do Dezembro Vermelho deste ano. “Fico muito feliz por ver todo esse engajamento nas pessoas envolvidas nesse projeto. Lembro que a prefeitura também tem aberto mais portas para a realização de testagem por meio do Pira nos Bairros, sempre com apoio da Saúde com a realização de testes rápidos para diversas ISTs. O resultado tem sido positivo já que a população tem se sentido mais à vontade de procurar estes e outros serviços de saúde em uma ação integrada próximo a sua casa”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde reforçou a importância de manter os profissionais de saúde sempre capacitados. “A mensagem é a prevenção e nós, como Secretaria de Saúde, estamos cada vez mais abrindo nossas portas para a população por meio da oferta de testes, exames e consultas com especialistas em nossa rotina na rede. Além disso, sempre trabalhamos para manter os profissionais atualizados, sendo promotores da prevenção junto da população, tanto para aquele que vai até a unidade, quanto aquele que precisa do cuidado, porém, ainda não é atendido pela rede”, completou Douglas Koga.
Ministraram palestra as especialistas: Ivone de Paula, gerente da área de Prevenção do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo; Fabíola Santos Lopes, representante do Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População LGBT; e Naila Janilde Seabra Santos, médica no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (SES).
AÇÕES – Em alusão à data, a SMS realiza e participa de diversas ações ao longo deste mês com foco na prevenção e orientação à população sobre HIV/Aids e Sífilis, além de oferta de testagem rápida para diagnóstico de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em toda a rede de saúde e postos volantes em parceria com a ONG Caphiv. “Nosso trabalho na rotina é referência na prevenção de ISTs, porém, sempre é preciso fazer mais, principalmente quando falamos do público mais jovem que tem procurado ajuda sempre no estágio mais avançado da doença e, muitas vezes já em condição de Aids. A prevenção é importante para quebrar estigmas e fazer com que essas pessoas se sintam acolhidas e procurem precocemente seu tratamento para, assim, manter sua qualidade de vida”, falou Douglas Koga
ESTADO – Ainda no mês de dezembro, em parceria com o Governo do Estado, o município também recebe mais uma edição da campanha Fique Sabendo, que visa levar os testes de HIV e Sífilis a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. “Além da prevenção, nos preocupamos com o diagnóstico precoce, por isso a importância da campanha, bem como da ampliação da oferta dos testes à população por toda a cidade”, enfatizou o secretário municipal de Saúde.