Desfile das Escolas de Samba atraem 30 mil pessoas
Em um ano de crescimento evidente do carnaval local, o Desfile das Escolas de samba de Piracicaba pela Avenida Armando de Salles Oliveira, superou as expectativas de público. Uma estimativa da Secretaria de Turismo aponta que pelo menos 30 mil pessoas acompanharam as evoluções das seis escolas participantes.
A primeira a entrar na passarela do samba foi a pleiteante Estrela de Prata, que estreou agradando o público presente com o tema “Do Lampião ao Querosene ao brilho da Estrela de Prata”.
Em seguida desfilou a tradicional Ekyperalta, homenageando a colônia sírio-libanesa, que tem laços profundos com a história da cidade. O samba de enredo “A Noite das 1001 Noites, Sírios e Libaneses em Piracicaba: 107 anos de integração Cultural” contou em adereços, carros alegóricos e fantasias um pouco desta ligação histórico-cultural.
A terceira escola a se apresentar foi a Zoon-Zoon, que levou 300 integrantes em comemoração aos seus 40 anos de existência. O tema escolhido para este ano foi: “Em Fevereiro tem Carnaval”, uma homenagem à própria escola e à integrantes que fizeram parte dos momentos mais relevantes da agremiação.
A Portela, quarta escola a se apresentar, priorizou em seu desfile ações cênicas, com muito colorido e apelo visual. A Escola entrou na avenida cantando “Circo, o maior Espetáculo da Terra”, contando com mais de 430 integrantes.
Contratempos, indecisões e problemas de coordenação atrasaram a entrada da Imperador do Samba, que desfilou com cerca de oitenta integrantes. De acordo com o secretário de Turismo, Omir Lourenço, o samba de enredo “Na Magia da Noite Quem Sabe Samba, Quem Não Sabe Balança”, não pôde ser aproveitado como deveria, devido à uma apresentação incompleta que deixou frustrado o público presente que ficou até a madrugada acompanhando o desfile”.
Mesmo com os transtornos gerados pela apresentação anterior, e parte do público já ter deixado a passarela do samba, o que fez com que a Caxangá, desfilasse apenas a partir das 03:10h, os 400 componentes da agremiação entraram em busca do bi-campeonato, cantando o tema "Caxangá canta cana caiana" em homenagem à cana-de-açúcar e a tudo o que ela representa.
Hoje (24/02) a partir das 15 horas, ocorre a Apuração do Carnaval, no Centro Cultural Antônio Pacheco Ferraz (Estação da Paulista) a partir das 15h, e também hoje, a partir das 20h, no Largo dos Pescadores, ocorre o encerramento do carnaval, com nova apresentação do Grupo Musical Seresteiros Alados de Tatuí.
