Portal do Município de Piracicaba

Desfile da Independência leva 13 mil pessoas ao Centro

Estimativa da Secretaria de Educação inclui público de 8.000 pessoas e desfilantes; Mercadão Municipal foi tema

Por CCS / Publicado em 08/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes vestindo uniformes de banda azul e dourada, marchando em uma rua. Eles estão tocando tambores com baquetas. Os uniformes incluem chapéus azuis com adornos dourados e penas brancas, jaquetas azuis com detalhes dourados e calças azuis. Alguns dos jovens estão olhando para a frente, enquanto outros parecem concentrados em tocar seus instrumentos. Ao fundo, há uma multidão de pessoas observando a marcha, e edifícios com janelas arqueadas. Uma menina em primeiro plano, à direita, está fora de foco e usa uma camiseta branca e preta. A atmosfera geral da imagem sugere um desfile ou evento cívico.
Fanfarras de várias escolas participaram da apresentação
A imagem mostra um desfile de rua com muitas pessoas. No centro do desfile, há um grupo de pessoas carregando uma faixa com os dizeres "APAE PIRACICABA". Algumas pessoas estão em cadeiras de rodas, participando do desfile. Ao fundo, há edifícios com arquitetura clássica e moderna, e um céu parcialmente nublado. A rua está decorada com faixas e balões. A atmosfera geral parece ser de celebração e inclusão.
Apae foi uma das entidades que participou
A imagem mostra um desfile escolar, onde crianças vestidas com uniformes brancos e azuis seguram bandeiras do Brasil e um grande banner azul com o texto "Escola Municipal Professor Dr. Salim Simão". Vários adultos acompanham as crianças, alguns com bonés e camisetas com as cores do Brasil, demonstrando apoio e orgulho. O evento parece ser uma celebração cívica ou um evento escolar importante.
Escolas municipais trabalharam o tema do desfile
A imagem mostra quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, em pé atrás de uma grade, aplaudindo. Eles estão sob uma tenda branca com uma estrutura de metal aparente no topo. Da esquerda para a direita, o primeiro homem usa uma camisa social branca e óculos. Ele está com as mãos juntas, como se estivesse aplaudindo. Ao seu lado, uma mulher loira, vestindo uma camisa azul clara, também aplaude com as mãos juntas. O terceiro indivíduo é um homem de terno preto e camisa branca, sorrindo e aplaudindo. A quarta pessoa é uma mulher loira com cabelo longo, usando um vestido escuro, que também está aplaudindo com as mãos juntas. Todos parecem estar em um evento ao ar livre, possivelmente uma cerimônia ou comemoração. A grade na frente deles está decorada com fitas verdes e amarelas.
Deputado estadual Alex Madureira, presidente do Fundo Social Valkiria Callori, prefeito Helinho Zanatta e secretária de Educação Juliana Vicentin
Diversos policiais militares desfilam em evento cívico por uma rua. Vestidos com uniforme cinza e boina cinza, homens e mulheres marcham, sendo que alguns olham para o público
Integrantes da Polícia Militar desfilaram

A volta do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil ao Centro da cidade levou aproximadamente 8.000 pessoas às ruas para assistirem ao evento promovido pela Prefeitura de Piracicaba. O percurso, iniciado na rua Boa Morte, no cruzamento com a rua Dom Pedro I, até a praça José Bonifácio, reuniu mais de 5.000 desfilantes, totalizando a participação de 13 mil pessoas.
Com o tema Sabores da Liberdade: Mercadão Municipal – uma Tradição de Piracicaba, alunos da Rede Municipal de Educação mostraram de diferentes formas – com pinturas, desenhos, colagens e fotografias – a importância de valorizar a memória e cultura do espaço, além de destacar sua importância histórica e econômica e incentivar a população a conhecer e apoiar o comércio e a gastronomia locais.
O desfile teve ainda participação de escolas da rede estadual de ensino, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, do helicóptero Águia, escoteiros e entidades como Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José), Instituto Educando pelo Esporte, Secretaria de Esportes e Lazer e Atividades Motoras, além de outras.
Um dos destaques foi a participação de uma VBTP – MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Campinas.

A imagem retrata uma banda militar desfilando em uma rua urbana. Os músicos, vestindo uniformes pretos e camuflados, tocam diversos instrumentos de sopro, como saxofones, tubas e flautas. A banda caminha em formação, com o público observando a apresentação nas calçadas. Ao fundo, edifícios com arquitetura variada compõem o cenário urbano, com fios elétricos e postes visíveis. A cena transmite a atmosfera de um evento cívico ou comemorativo.
Banda da Guarda Civil
Na imagem aparecem 7 crianças, sendo quatro meninos e três meninas, desfilando em evento cívico por uma rua. Na camiseta que vestem está escrito Mercadão Municipal. O uniforme é branco e azul.
O Mercado Municipal virou uma espécie de adereço dos alunos

O desfile de motorizados também contou com veículos do Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba, Samu, Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde, Piracicaba Off Road, Creci e grupo de motociclistas.

Na imagem aparecem à frente do desfile, seis policiais camuflados, vestindo boinas e uniforme verde mata. A frente seguram um escudo preto em que está escrito Choque e em baixo TG 028
Tiro de Guerra deu início ao desfile
A imagem mostra um desfile de rua com muitas pessoas. No centro do desfile, há um grupo de pessoas carregando uma faixa com os dizeres "APAE PIRACICABA". Algumas pessoas estão em cadeiras de rodas, participando do desfile. Ao fundo, há edifícios com arquitetura clássica e moderna, e um céu parcialmente nublado. A rua está decorada com faixas e balões. A atmosfera geral parece ser de celebração e inclusão.
Viatura blindada foi um dos destaques do desfile

PRESENÇA – O desfile e os trabalhos realizados pelos alunos para reforçar a relevância do Mercadão após o incêndio ocorrido em julho deste ano, que comoveu toda a cidade, evidenciando a força da tradição e da identidade piracicabana ligada ao espaço, levou várias pessoas para a região central no domingo pela manhã.

Sônia Razera, de 79 anos, foi ver a neta de 6 anos. “Tem que ter sempre na rua mesmo”, sugere a aposentada que aprovou o desfile deste ano. Da calçada do cruzamento da rua Moraes Barros com a praça José Bonifácio, Fátima Cardinali acompanhou todo o desfile. “Vim ver o Cesac e estava tudo muito bonito”, disse.

Na imagem aparece uma senhora de óculos e cabelos brancos, sorrindo. Ela de braços cruzados, veste uma camiseta amarela e no lado esquerdo está escrito CBF.
Sônia Razera foi acompanhar a participação da neta Sofia
A imagem mostra um grupo de pessoas em um evento ao ar livre, possivelmente uma celebração ou manifestação. No centro, uma mulher com uma camiseta verde e óculos carrega um menino nos braços. Ambos sorriem para a câmera. O menino segura uma pequena bandeira branca em um palito. Ao lado da mulher, outra mulher com uma camiseta amarela e óculos escuros também sorri, segurando outra bandeira branca. Há outras pessoas ao fundo, algumas desfocadas, sugerindo que o evento está em andamento e há um fluxo de pessoas. A atmosfera parece animada e festiva.
Inclusão também esteve presente no desfile da Independência

Uriel Monteiro, a esposa Erika Monteiro e o filho deles, Kaleb, de 4 anos, fizeram do desfile um programa em família. “É a primeira vez que assistimos e gostei bastante. Acho importante ter este ato cívico e lembrar a história do Brasil”, disse Uriel.

Na imagem aparece um casal. O homem veste camiseta verde e bermuda clara, carregando um menino de camiseta verde, short branca e chinelinho azul comdetqalhes em vermelho. Ao seu lado aparece uma moça de cabelos pretos e óculos escuro, sorridente, vestindo um vestido preto. Ao fundo aparece um edifício com o número 966.
Uriel, Erika e Kaleb Monteiro acompanharam o desfile em família

ESTREIA – Os gêmeos Isaac e Sophia Oliveira, de 10 anos, e alunos da Escola Municipal Ida Francez Lombardi, no bairro Santa Fé, desfilaram pela primeira vez. “Foi legal”, disse Isaac. Para Sophia, “foi maravilhoso”.

Na imagem aparece uma menina e um menino sorrindo. Eles vestem o uniforme composto de camiseta branca escrito Piracicaba ao meio e acima um brasão e shorts azul marinho. Ambos vestem uma proteção na cabeça, nas cores amarelo, azul e verde. O menino traz em sua mão esquerda uma garrafinha de água.
Sophia e Isaac Oliveira participaram do desfile pela primeira vez

A solenidade teve ainda hasteamento dos pavilhões Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba de bandeiras e execução de hinos, no Marco das Bandeiras. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Helinho Zanatta.

Outras autoridades acompanharam o desfile, como o comandante do 10º BPM/I, tenente coronel Gregolim, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, titulares de outras pastas, o deputado estadual Alex Madureira e os vereadores Gesiel de Madureira, Paraná, Paulo Henrique, Thiago Ribeiro, Josef Borges e Renan Paes.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.