Desfile da Independência leva 13 mil pessoas ao Centro
Estimativa da Secretaria de Educação inclui público de 8.000 pessoas e desfilantes; Mercadão Municipal foi tema





A volta do Desfile Cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil ao Centro da cidade levou aproximadamente 8.000 pessoas às ruas para assistirem ao evento promovido pela Prefeitura de Piracicaba. O percurso, iniciado na rua Boa Morte, no cruzamento com a rua Dom Pedro I, até a praça José Bonifácio, reuniu mais de 5.000 desfilantes, totalizando a participação de 13 mil pessoas.
Com o tema Sabores da Liberdade: Mercadão Municipal – uma Tradição de Piracicaba, alunos da Rede Municipal de Educação mostraram de diferentes formas – com pinturas, desenhos, colagens e fotografias – a importância de valorizar a memória e cultura do espaço, além de destacar sua importância histórica e econômica e incentivar a população a conhecer e apoiar o comércio e a gastronomia locais.
O desfile teve ainda participação de escolas da rede estadual de ensino, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, do helicóptero Águia, escoteiros e entidades como Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José), Instituto Educando pelo Esporte, Secretaria de Esportes e Lazer e Atividades Motoras, além de outras.
Um dos destaques foi a participação de uma VBTP – MR Guarani (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas – Guarani) do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Campinas.


O desfile de motorizados também contou com veículos do Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba, Samu, Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde, Piracicaba Off Road, Creci e grupo de motociclistas.


PRESENÇA – O desfile e os trabalhos realizados pelos alunos para reforçar a relevância do Mercadão após o incêndio ocorrido em julho deste ano, que comoveu toda a cidade, evidenciando a força da tradição e da identidade piracicabana ligada ao espaço, levou várias pessoas para a região central no domingo pela manhã.
Sônia Razera, de 79 anos, foi ver a neta de 6 anos. “Tem que ter sempre na rua mesmo”, sugere a aposentada que aprovou o desfile deste ano. Da calçada do cruzamento da rua Moraes Barros com a praça José Bonifácio, Fátima Cardinali acompanhou todo o desfile. “Vim ver o Cesac e estava tudo muito bonito”, disse.


Uriel Monteiro, a esposa Erika Monteiro e o filho deles, Kaleb, de 4 anos, fizeram do desfile um programa em família. “É a primeira vez que assistimos e gostei bastante. Acho importante ter este ato cívico e lembrar a história do Brasil”, disse Uriel.

ESTREIA – Os gêmeos Isaac e Sophia Oliveira, de 10 anos, e alunos da Escola Municipal Ida Francez Lombardi, no bairro Santa Fé, desfilaram pela primeira vez. “Foi legal”, disse Isaac. Para Sophia, “foi maravilhoso”.

A solenidade teve ainda hasteamento dos pavilhões Nacional, do Estado de São Paulo e de Piracicaba de bandeiras e execução de hinos, no Marco das Bandeiras. A abertura oficial foi feita pelo prefeito Helinho Zanatta.
Outras autoridades acompanharam o desfile, como o comandante do 10º BPM/I, tenente coronel Gregolim, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, titulares de outras pastas, o deputado estadual Alex Madureira e os vereadores Gesiel de Madureira, Paraná, Paulo Henrique, Thiago Ribeiro, Josef Borges e Renan Paes.
