Piracicaba, 05 de fevereiro de 2015 – Acontece neste sábado o tradicional desfile da Banda da Sapucaia, que há 19 anos desce a Rua Moraes Barros na contramão e marca o início das festividades do Carnaval, uma semana antes da data oficial da festa do Momo. Estão inscritos 37 blocos para participar do evento este ano, que nesta edição tem como tema “Sapucaia criou ASAS”.

A ideia da banda surgiu para reverenciar a centenária árvore homônima e para reviver os tempos áureos do Carnaval. No primeiro ano, a banda saiu com cerca de 100 pessoas. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas participaram da folia, e a expectativa é que em 2015 o público seja ainda maior.

O desfile segue o mesmo percurso de 2014, descendo na contra mão a Rua Moraes Barros até a avenida Armando Salles de Oliveira, onde acontece a dispersão. A concentração terá início a partir das 12h, na Praça "Bonga e Daniel", que fica atrás do Estádio Barão da Serra Negra, entre as ruas Silva Jardim e Moraes Barros. A descida dos blocos e das pessoas que acompanharão os 3 trios elétricos, começa às 14 horas, com encerramento e dispersão às 18h. Não haverá praça de alimentação e nem show musical após o desfile dos blocos.

A partir das 12h, as doze ruas transversais à Rua Moraes Barros serão fechadas com gradil para a realização do evento, e a retirada dos gradis e liberação das vias públicas acontecerá imediatamente após a limpeza de todo perímetro, que será concluída após o recolhimento de todo o lixo produzido. Às 19h, todas as ruas estarão liberadas para o trânsito de veículos, conforme Decreto Municipal nº 16.012.

Haverá 01 (uma) ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde – SAMU no local, durante o período do evento, cerca de 90 banheiros químicos distribuídos por todo o trajeto, e aproximadamente 20 câmeras monitorando todo o percurso do desfile. O sistema das câmeras é integrado e o desfile monitorado em tempo real pela Central de Monitoramento Eletrônico – Cemel, da Guarda Civil Municipal, cobrindo toda a extensão da Rua Moraes Barros.

Em cada fechamento de rua com gradil haverá a presença de controladores de acesso, e do lado de dentro do gradil, no local delimitado pela organização para a realização do evento, não será permitido: o ingresso de aparelhos de som móvel e/ou instrumentos musicais; o uso de vidros e afins para acondicionar bebidas, sendo somente permitido o consumo de bebidas em latas e copos plásticos; e equipamentos que possam ser utilizados como arma no local. A Polícia Militar e Guarda Municipal, terão autoridade para apreender e recolher os mesmos.

Assim como no ano passado, a Secretaria de Turismo recomenda aos moradores da via principal (Rua Moraes Barros) e entorno, que não aluguem seus banheiros, e informa que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas ou mesmo qualquer produto alimentício nas residências. Caso o proprietário da residência seja visto vendendo produtos de forma irregular, poderá ser denunciado ao Ministério Público. Este material informativo está disponível para consulta no site da Setur (www.setur.piracicaba.sp.gov.br).

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em conjunto com a Associação Amigos da Sapucaia, e com a participação das demais secretarias municipais e órgãos de segurança pública, no âmbito de suas competências.

Confira a programação:

19º DESFILE DA BANDA DA SAPUCAIA 07 de fevereiro 2015 Concentração – 12h – Rua Silva Jardim com Rua Moraes Barros – Praça do “Bonga e Daniel” Descida – 14h – Rua Moraes Barros até a avenida Armando Salles de Oliveira, onde acontece a dispersão e término do evento, com encerramento previsto para às 18h.