No próximo dia 7, às 08h, acontece as comemorações alusivas aos 185 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Com a participação de autoridades municipais, civis e militares, além integrantes de entidades civis, o evento iniciará com cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, e segue com o desfile na rua Governador Pedro de Toledo.Organizado pela Comissão de Eventos Cívicos, do Fundo Social de Solidariedade, o desfile é coordenado pelo Tiro de Guerra 02-028 de Piracicaba e o apoio das secretarias municipais, de Esporte, Educação, Desenvolvimento Social, Turismo, Trânsito e Transportes. A Acipi (Associação Comercial de Piracicaba) que fará a distribuição de bandeirinhas aos participantes. O presidente da comissão de eventos, Moacir Monteiro, explica que é fundamental para o cidadão brasileiro participar dessa homenagem. "Nós temos compromissos com a história do País e devemos despertar principalmente nas crianças, os sentimentos de construção de uma pátria, onde o cidadão é provido de direitos e deveres". De acordo com o Sargento Vanderlei Soares, do Tiro de Guerra estima-se a participação total com de cerca de 30 mil pessoas, durante as comemorações. O desfile percorrerá cerca de 700 metros, entre as ruas D. Pedro II e Prudente de Moraes, concentrados no cruzamento da Governador com Ipiranga e, terá a participação de alunos das escolas municipais e estaduais, particulares, atiradores do Tiro de Guerra, e motorizados estarão os integrantes da brigada de emergência, polícias Militar, Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, das secretarias municipais de Esportes, Desenvolvimento Social e demais entidades civis e militares.As imediações serão interditadas, no dia 7, à partir das 6h, com placas e fitas para facilitar a concentração dos participantes no desfile. A rua Governador Pedro de Toledo também receberá cordão de isolamento nos cruzamentos entre as ruas Ipiranga e Prudente de Moraes. E, na madrugada da sexta-feira (7), haverá a instalação do palanque no cruzamento da rua Governador esquina Moraes Barros, com necessidade de atenção redobrada por parte dos motoristas.