A fim de discutir o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), promoveu, na noite desta quinta-feira, 26/06, um encontro na Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores), em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Defesa Agropecuária e Coplacana.
Junto aos agricultores familiares da Coopihort, que atualmente conta com 93 cooperados, foi abordado a importância do uso e destinação adequada das embalagens vazias laváveis e não-laváveis de agrotóxicos, visto que o descarte incorreto pode ocasionar risco de intoxicação e contaminar o meio ambiente.
Por meio de uma parceria com a Coplacana, que já realiza este serviço há mais de 25 anos na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, escolheu-se o bairro Monte Branco para ser o ponto de coleta dessas embalagens, com previsão de início de recolhimento no mês de outubro.
Após ser feita a coleta, a Coplacana realiza a separação das embalagens, onde são posteriormente prensadas e destinadas para reciclagem ou para incineração em empresas devidamente licenciadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O engenheiro agrônomo da Sema Daniel Longatto explicou que essa parceria foi firmada desde o ano passado entre a secretaria e a Coplacana, para estender a coleta itinerante de embalagens aos agricultores familiares que produzem hortaliças.
“Organizamos essa reunião para unir quem utiliza essas embalagens, com quem as recolhe, e junto aos profissionais da Cati e Defesa Agropecuária, que fiscalizam esse processo, de forma a selecionar um ponto de coleta para dar início à parceria. O próximo passo é fortalecer a divulgação desse ponto de recolhimento no bairro Monte Branco, porque a depender da demanda, novos pontos de coleta poderão ser incluídos futuramente”, disse o engenheiro.