Desde ontem (20), 20 cirurgiões da Rede Municipal de Saúde estão participando do curso “Epidemiologia em Saúde Bucal e manejo dos problemas mais freqüentes de Saúde Bucal na atenção básica”.

O curso está sendo oferecido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp por meio de convênio com prefeitura de Piracicaba e, portanto, sem nenhum custo para os cirurgiões dentistas . O objetivo é capacitar e ensinar os profissionais a trabalhar com os conceitos básicos da odontologia em Saúde Coletiva.

Serão oferecidos dois módulos de 72 horas/aula, contando com 20 profissionais em cada turma. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal do Município, Dirce Valério da Fonseca, a intenção é que todos os profissionais de odontologia da rede municipal passem por esta capacitação.

O primeiro módulo terá duração de três meses com início previsto para este mês. Entre os temas que serão abordados estão: Conceitos de Saúde, Diagnóstico cárie e fluorose, Epidemiologia e Levantamentos, Promoção de saúde/ Educação para a Saúde, Terapêutica Medicamentosa, Planejamento e Políticas de Saúde e Prevenção de lesões bucais.

É a segunda vez que a área de Odontologia Preventiva e Saúde Pública oferece esse curso. A prefeitura de Campinas foi a primeira a contar com essa parceria em 2002. O professor Antonio Carlos Pereira é o responsável pelo curso, que será ministrado pelos docentes: Marcelo de Castro Meneghim, Eduardo Hebling, Fábio Luiz Mialhe, Márcio Ajudarte Lopes e Francisco Carlos Groppo.