UBS Piracicamirim é referência no atendimento de sintomáticos para a dengue

A Secretaria de Saúde segue com ações para atendimento dos casos suspeitos e confirmados para a dengue na cidade. Em uma semana, 710 pessoas foram acolhidas nas unidades de saúde da Atenção Básica durante o período em que elas abrem suas portas exclusivamente para atendimento a pacientes sintomáticos para dengue. Deste total, mais de 510 atendimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde Piracicamirim (antigo Crab), que atende pacientes da região Leste, mais afetado pela doença na cidade.

Os casos de quadro clínico considerado leve, segundo orienta a SMS, podem procurar atendimento em uma das mais de 70 unidades de saúde da Atenção Básica que estão de portas abertas para atendimento espontâneo para sintomáticos da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Já a UBS Piracicamirim faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h.

Nas unidades de saúde, atendimento para sintomáticos da dengue é mais ágil que em uma UPA

Conforme explicou o secretário Municipal de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, o início deste trabalho já ajudou a minimizar o impacto causado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em decorrência do aumento dos casos de dengue. “Para se ter uma ideia, na semana anterior a este trabalho na UBS Piracicamirim, a UPA Piracicamirim atendeu 3.030 pessoas. Após a implantação da nova referência para pacientes suspeitos de dengue, a mesma UPA atendeu 2.440 pacientes, uma redução significativa. Avaliando estes números, além de um atendimento mais rápido, a ação tem surtido efeito positivo, motivo pelo qual oriento as pessoas que tenham sintomas leves de dengue que procurem qualquer uma das nossas unidades de saúde e, nos casos mais agudos, que procurem uma UPA ou a UBS Piracicamirim”, enfatizou.

Muzilli Júnior reforça que a prefeitura segue acompanhando a incidência de novos casos diariamente. “Estamos atentos no monitoramento de novos casos da dengue, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde bem como acompanhando a tendência histórica da doença na cidade, uma vez que em 2024 se apresenta atípica em todo o Brasil. Apesar do número registrado até o momento em Piracicaba, a rede de saúde tem absorvido bem o crescimento da demanda até aqui, desta forma, não nos encontramos em uma situação de Emergência”, apontou.

UBS Piracicamirim foi preparada e equipada para atendimentos de casos mais agudos de dengue

SINTOMAS – A Secretaria de Saúde lembra que nos casos suspeitos para dengue, os sintomas são febre, usualmente entre 2 e 7 dias, seguida de duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo, mialgia, artralgia, cefaleia, dor retroorbital (atrás dos olhos). Nas crianças, entre os sintomas estão quadro febril de início súbito, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem motivo aparente.

A Pasta reforça que os casos de dengue com sinais de alarme ou de maior risco à saúde do paciente começam pelos sintomas de dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta na temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, choro persistente em crianças, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina. Esses sintomas podem aparecer a partir do 3º dia da doença e indicar dengue grave. Se o usuário apresentar um deles, procure o serviço de saúde imediatamente.

Consultórios foram convertidos para atendimento exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados para a dengue

AÇÕES – Para o próximo sábado, 06/04, as ações do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) retornam à região Leste da cidade. Das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai passar pelos bairros Santa Rita, Jardim São Francisco e adjacências, tendo como ponto de encontro a USF São Francisco (Rua Uchôa, 488). Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue estará nos bairros Morumbi, Jardim Noiva da Colina, Vila África, Jd. Santa Isabel, Jd. Petrópolis, Jd. Piracicabano, Jd. Virgínia, Reserva Imperial, com ponto de encontro em frente ao Tiro de Guerra (rua anhanguera, 362).

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

DADOS – De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 02/04 de 2024 foram registradas 16.001 notificações para a dengue com 5.587 casos positivos, dois óbitos e cinco mortes suspeitas em investigação. No mesmo período de 2023, foram 3.878 notificações, 754 casos confirmados e um óbito. Em 2022, foram 1.696 notificações, 289 confirmações, sem óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:
– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.
– Eliminar focos de água parada;
– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Limpar sempre as calhas dos canos;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
– Não deixar acumular água em pneus;
– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.