Agentes de Saúde fazem mutirão de vistoria casa a casa por todo o município

O Governo de São Paulo anunciou hoje, 05/03, decreto de emergência em saúde pública para enfrentamento da epidemia da dengue. A iniciativa se dá em função do crescimento dos números de casos no Estado, passando de 300 casos por 100 mil habitantes, com número de óbitos para 0,07 por 100 mil habitantes. O registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes durante quatro semanas consecutivas classifica o cenário como de epidemia. Em Piracicaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são 216 novos casos para cada 100 mil habitantes nas últimas quatro semanas, sem nenhum óbito. Dessa forma, a Prefeitura não declarou estado de emergência, permanece com capacidade para atender a demanda de pacientes, e segue acompanhando a possível evolução de casos.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Muzilli Junior, explicou a situação lembrando que diferente dos anos de 2019 e 2021 – últimos dois anos com grande número de casos – quando o crescimento dos casos aconteceram em abril, neste ano houve uma antecipação, iniciando o ano com um número já muito elevado de casos, diferente da tendência apresentada nos anos anteriores. “Estamos atentos no monitoramento de novos casos da dengue, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde bem como acompanhando a tendência histórica da doença na cidade, uma vez que em 2024 se apresenta atípica em todo o Brasil. Apesar do número registrado até o momento em Piracicaba, a rede de saúde tem absorvido bem o crescimento da demanda até aqui. Caso avaliarmos que seja necessário a ampliação do atendimento, nossas equipes estão organizadas para esta ação de forma imediata”, apontou.

Ainda segundo Muzzili, a participação da população no combate ao mosquito Aedes é imprescindível. “Enfatizamos a importância da colaboração da população no combate à dengue. Mais de 80% dos mosquitos estão dentro de nossas residências, então, se não tivermos criadouros em casa, o problema com a dengue tende a reduzir drasticamente. É preciso tampar e vedar bem as caixas de água, quando captar água de chuva manter os baldes sempre muito bem tampados e aplicar cloro para que o mosquito não deposite ovos no local, limpar as calhas, entre outras ações que todos já sabemos. Com este apoio da população, a cidade não vai precisar fazer um decreto de emergência para os casos de dengue”.

Arrastão da dengue já recolheu mais de 48 toneladas de inservíveis desde o começo do ano

O secretário reforçou o trabalho realizado pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) e seus parceiros. “Somente neste ano, nos mutirões visitamos mais de 12 mil residências com apoio dos agentes de saúde, e recolhemos mais de 48 toneladas de inservíveis, material que seria potencial criadouro da dengue, por meio dos arrastões. Além disso, temos permanente trabalho de nebulização nas regiões mais afetadas pelo mosquito da Aedes”, enfatizou.

AÇÕES – O trabalho segue intensificado na cidade. Hoje, a equipe de orientação pedagógica do PMCA começou uma jornada de capacitação de professores da rede municipal, inicialmente, em 16 unidades instaladas na região Leste. A proposta é que estes professores sejam multiplicadores para os estudantes.
Para o próximo sábado, 09/03, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue estará nos bairros Itapuã e Jardim Planalto, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal, ao lado do Terminal de Ônibus do São Jorge. Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue vai passar pelos bairros Jardim Oriente, Serra Verde, Água Branca e adjacências, tendo como ponto de encontro a Igreja Católica do Serra Verde (Av. Edne Rontani Bassetti, s/nº).

De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 05/03 de 2024 foram registradas 5.752 notificações para a dengue com 1.882 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 1.435 notificações, 123 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 1.044 notificações, 63 confirmações, sem óbito.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS, CRAB e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.