Após intensas negociações comandadas pelo prefeito Gabriel Ferrato e pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarim, a empresa Delphi Systems, representada por Vicente Alves Pimenta (Government Relations) e Lupercio Zanardo (Diretor Adjunto de Operações), decidiu transferir sua produção de Cotia para Piracicaba. Decorrente da crise que assola o setor industrial, a Delphi trabalhava também com a possibilidade contrária, de as unidades de Piracicaba serem transferidas para Cotia, o que traria impactos negativos à economia local. Segundo Gabriel Ferrato, “foi um ganho muito importante para nossa cidade, tanto do ponto de vista da produção, quanto no que se refere ao desenvolvimento tecnológico, pois o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa continuará aqui”. Como a unidade de Cotia emprega aproximadamente 700 trabalhadores, a expectativa é gerar grande número de empregos no município até março de 2016, quando se projeta que toda a transferência tenha sido concluída. “Não é de se esperar que a totalidade dos postos de trabalho encerrados em Cotia seja preenchida por mão de obra local, pois a empresa está oferecendo a opção de os trabalhadores de Cotia se mudarem para Piracicaba. No entanto, em processo dessa natureza, a maioria dos profissionais dificilmente faz essa opção”, observou Gabriel Ferrato. Atualmente, as unidades locais da Delphi empregam cerca de 450 trabalhadores. “Neste momento de dificuldades pelo qual o país atravessa, em que cresce o desemprego, a estratégia de reorganização da empresa para enfrentar a crise acabou se tornando motivo para festejarmos. Porque mostra a qualidade de nossa cidade e de nossos trabalhadores, razões para continuarmos atraindo novos investimentos”, concluiu o prefeito.