O secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida, recebeu, na manhã de ontem (26), a delegação chinesa da cidade de Changsha, província do Hunan.

O objetivo da delegação foi de conhecer o desenvolvimento econômico rural, industrial e agrícola além de estudar as possibilidades de futuro intercâmbio entre as cidades.

Na visita a Piracicaba estavam o vice-prefeito de Changsha, Zhang Xiangtao; o diretor de Recursos Humanos de Changsha Xiau Liangding; a diretora de Planejamento Familiar, Hu Jing e o presidente da empresa Jiajia Soy Source Corp, Yang Zheen.

Segundo a assessora da Semic, Débora Barros, as cidades iniciaram a troca de informações sobre a economia local referente a indústria, pecuária e agricultura para possíveis intercâmbios comerciais entre Brasil e China.

Changsha

Foi fundada no início do século III a.C., Changsha é a capital da província de Hunan, na China. Localizada nas margens do rio Xiang, a cidade tem cerca de 6,13 milhões de habitantes dos quais apenas dois milhões vivem na área urbana.

Conta com duas zonas de desenvolvimento de nova e alta tecnologia. Os principais ramos industriais são: elétrico e eletrônico, informática, máquinas, alimentos, nonos materiais, produtos biológicos e medicina.

Na área agrícola tem como ponto forte à produção de cereais, óleos vegetais, frutas, flores, verduras e tabaco.

Educação, ciência e tecnologia são outros setores explorados na cidade chinesa. Changsha conta com 37 centro de ensino superior, somando 270 mil estudantes e 97 centros de pesquisa, com 270 mil cientistas e técnicos.