Numa semana de visitas internacionais, o prefeito Barjas Negri recebeu, na manhã de hoje (23), em seu gabinete, uma delegação de nove chineses, representantes da Assembléia Legislativa da província de Henan, liderados por Zhang Yixiang.

Além de estreitar a relação entre os dois países, a missão chinesa reforçou a disposição em negociar com O Grupo Cosan a aquisição de etanol. O interesse é fruto de legislação que entra em vigor a partir de 2006 e prevê a adição de etanol à gasolina. Hoje a China produz etanol a partir de trigo, milho e outros cereais. A intenção é obter o etanol também a partir da matéria-prima cana-de-açúcar.

A visita é decorrente de contatos promovidos pela Associação de Intercâmbio Econômico Brasil-China, realizado pelo secretário de Assuntos Internacionais, Murillo Prado. Durante o encontro, a delegação chinesa conversou com representantes do Grupo Cosan, que cogitaram a possibilidade de exportar o etanol ou instalar, na China, uma unidade produtora.

Bastante receptivo ao intercâmbio com a província chinesa, o prefeito Barjas Negri ressaltou a importância da troca internacional de experiências comerciais e culturais. O prefeito e o coordenador-geral do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), José de Jesus Vaz, aproveitaram o encontro e convidaram a delegação chinesa para visitar o Simtec 2006, que ocorrerá no mês de julho e reúne, no Engenho Central, expositores e pesquisadores do setor sucroalcooleiro.

Em retribuição, os chineses convidaram oficialmente o prefeito Barjas Negri para a Feira da Economia e do Comércio, promovida pela província de Henan, em abril de 2006.

Vídeos institucionais de Piracicaba e do Grupo Cosan foram apresentados aos chineses. O secretário de Indústria e Comércio, Luciano Almeida, falou sobre o potencial sucroalcooleiro de Piracicaba, que possui uma completa cadeia de álcool carburante.

O chefe da delegação chinesa, Zhang Yixiang, também defendeu a estratégia do governo chinês de procurar parcerias internacionais que favoreçam o intercâmbio de tecnologia, serviços, produtos e energia.

A visita da comitiva chinesa foi prestigiada por representantes do Grupo Cosan, Piracicaba 2010, Centro de Tecnologia Canavieira, Simespi e Coplacana.

Henan é uma província agrícola no centro da China com população de 100 milhões de habitantes, e 17 milhões de residentes urbanos. Além de produtos agrícolas como milho, trigo, arroz, algodão, tabaco e frutas, Henan também é rica em produção mineral, como carvão, bauxita e níquel.