A Prefeitura publica amanhã, 17/09, o decreto número 18.435 que adequa atividades ligadas a bares, restaurantes e similares, shopping center e instituições de ensino à fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. Piracicaba permanece nessa fase desde o dia 08/08.
De acordo com o novo decreto, entre as alterações, os bares, restaurantes e similares que adotam o sistema self-service deverão instalar protetores salivares nos balcões para proteção dos alimentos expostos. Outra exigência para oferecer esse serviço será a designação de um funcionário, devidamente protegido, para servir os clientes ou oferecer aos clientes luvas descartáveis para que se sirvam.
Em relação ao shopping center, o funcionamento, que era de 8 horas diárias (das 12h às 20h), de segunda a sábado, passa a valer também para os domingos. As praças de alimentação nesse tipo de estabelecimento podem funcionar 8 horas consecutivas ou divididas em dois períodos de 4 horas, das 11h às 15h e das 18h às 22h, também de segunda a domingo.
No caso das instituições de ensino, é necessária a ampla divulgação aos alunos e usuários das regras de segurança sanitária, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro, além de sinalização de solo para filas.
Todos as demais regras do protocolo sanitário, como uso de álcool gel, máscara e outras, devem continuar a ser seguidas.
Leia o decreto na íntegra clicando aqui