Portal do Município de Piracicaba

Declare o Bem: destinação do IR para projetos sociais pode ser feita até 30/05

Campanha realizada pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda para projetos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos

Por CCS / Publicado em 12/05/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
 Cartaz ilustrado da campanha "Declaração de Imposto de Renda Solidário", da Prefeitura de Piracicaba. No topo, há um leão mascote sorridente e colorido ao lado do título em letras grandes e vibrantes. Abaixo, três etapas explicam como destinar parte do imposto para os Conselhos Municipais da Criança, do Adolescente e do Idoso. O primeiro bloco, com o número 1 e um gráfico ilustrado, informa que é possível doar até 6% do IR no modo completo. O segundo, com o número 2 e uma seta colorida, destaca que Piracicaba deixou de arrecadar R$ 36 milhões em 2024. O terceiro, com o número 3 e o desenho de uma lâmpada, ensina como fazer a doação direto na declaração, acessando a aba “Doações”. No rodapé, aparecem os logos da Prefeitura, Receita Federal e Sicoob, com a frase: “Maiores informações: www.gov.br/receitafederal”. O fundo tem elementos gráficos leves, como foguete, setas e lâmpadas, dando um tom didático e acessível ao material
Folder Doação Imposto de Renda

A campanha Declare o Bem – edição 2025, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, segue até o dia 30/05. O objetivo é incentivar a população a destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais. A destinação pode ser feita diretamente no programa da Receita Federal, sem custos adicionais, no momento da declaração do IRPF. Os recursos são aplicados nos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumdeca) e do Idoso (FMI), com gestão transparente e fiscalização dos conselhos municipais.

A ação é realizada em parceria com a Receita Federal, Sindicato dos Contabilistas, Sicoob Cocre, Rápido Sumaré Transportes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (CMI).

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, o objetivo é conscientizar a população para que até 6% do imposto devido seja destinado aos fundos municipais. “Com a campanha queremos esclarecer que é muito fácil fazer a destinação do Imposto de Renda a esses projetos sociais. Uma atitude simples, uma vez ao ano, que pode mudar a vida de muitas pessoas”, reforça Valkíria, lembrando que a campanha vem sendo amplamente divulgada nas redes sociais da Prefeitura e parceiros e nos ônibus urbanos, no formato backbus.

O prefeito Helinho Zanatta também está engajado na campanha que, para ele, representa mais um passo no fortalecimento das políticas públicas de proteção social. “Quando o cidadão faz a destinação, ele transforma diretamente a realidade da nossa cidade. O recurso fica aqui e é utilizado para garantir mais dignidade, amparo e oportunidades para crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.

A Sicoob Cocre, representada pelo presidente do Conselho de Administração, Evandro Piedade do Amaral, apoia a campanha pelo terceiro ano consecutivo. “No ano passado, arrecadamos menos de 2% do potencial disponível. Se cada um fizer sua parte, podemos alcançar mais de R$ 30 milhões para projetos sociais em Piracicaba. Estamos juntos para conscientizar e mobilizar a sociedade, porque acreditamos na força da solidariedade para transformar a vida de quem mais precisa”, declarou.

COMO DOAR  – Destinar parte do seu Imposto de Renda é simples, rápido e não gera custo adicional. Veja como fazer: 
– Acesse o programa da Receita Federal e, após preencher seus dados, clique na ficha “Doações Diretamente na Declaração”.
– Escolha o tipo de fundo: Criança e Adolescente ou Pessoa Idosa.
– Selecione Fundo Municipal, São Paulo e a cidade de Piracicaba.
– Informe o valor (o próprio sistema indica o limite) e confirme a destinação.
– Gere o DARF e pague até o prazo final da entrega da declaração.

A destinação é válida para quem faz a declaração no modelo completo. Contribuintes com direito à restituição também podem doar, e o valor será corrigido pela Selic. 


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.