Com muita alegria e entusiasmo ocorreu nesta terça-feira (1) no Ginásio Poliesportivo do Clube de Campo a aberta oficial da XI Olimpíada Municipal da Terceira Idade sendo uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde, Ação Cultural com os grupos de Terceira Idade do município e com apoio do SESC, Sest/Senat, Clube de Campo de Piracicaba, Cristovão Colombo, Lar dos Velhinhos, Amhpla e Fran TT.

O objetivo do evento que irá prosseguir até o dia 30 de setembro é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social de pessoas idosas. A Olimpíada integra também a programação da 7° edição do Cultura e Movimento na Terceira Idade coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural que foi aberta oficialmente também nesta terça-feira (1º) e conta com uma programação variada, com eventos esportivos, culturais , de saúde e muito mais até o mês de outubro. Toda programação pode ser conferida no site www.semac.piracicaba.sp.gov.br

Farão parte da XI Olimpíada Municipal da Terceira Idade as seguintes modalidades: atletismo (todas as provas de 2013 e o revezamento 4x100m), basquete, bocha, buraco, caminhada, damas, dança de salão, dominó, malha, miss e mister, natação, quimbol, tranca, truco, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez.

Durante a cerimônia que reuniu representantes dos 44 grupos participantes totalizando cerca de duas mil pessoas presente no local, a pira olímpica foi acesa pelo atleta Zelinda Maria Badioli Villas-Boas, a Lullí, atleta da equipe de voleibol adaptado e integrante da Seleção Piracicabana da Terceira Idade e o juramento do atleta foi proferido por Terezinha Ferras Gerdes do grupo Clube de Campo.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, ressaltou que a Olimpíada promove ainda a congregação dos grupos com a pratica das modalidades e o convívio entre os participantes. “Ocorre uma mobilização dos grupos e melhora na qualidade de vida. Ao lado de nossos parceiros, conseguimos proporcionar essa vivência no período das Olimpiadas”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, primeira-dama Selma Ferrato, enalteceu a vontade e entusiasmo dos participantes. “Vocês são orgulho para nosso cidade e exemplo para os jovens”, enalteceu Selma.

Já o prefeito Gabriel Ferrato destacou o calor humano e alegria dos participantes da Olimpíada. “A dedicação dessas pessoas é um exemplo para todos nós. São mais de 1500 participantes que disputarão diversas modalidades. É um momento importante para eles que praticam esportes para melhorar a qualidade de vida”.

Estiveram presentes no evento o vereador André Bandeira, representando o Poder Legislativo, o presidente do Clube de Campo, Paulo Tayar e Joel de Faria, que representou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, além do presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Erler.

Ainda durante a cerimônia de abertura, a Prefeitura do Municipio de Piracicaba de Piracicaba, por meio da Selam em parceria com o CREF (Conselho Regional de Educação Fisíca) e Panathlon Club promoveu a entrega de certificados de mérito profissional para os professores de educação física que participam da Olimpíada como parte das comemorações do mês do profissional de educação fisica, cuja dia é comemorado oficialmente em 1º de setembro, e também dos professoras de educação fisíca da prefeitura que idealizaram e iniciaram esse evento em 1992.