Dado o pontapé inicial dos Jogos Abertos de Piracicaba
Com o lançamento do carimbo postal comemorativo e apresentação do selo personalizado, foi dado o ponta pé inicial da 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior Baby Bariony. Os Jogos acontecem de 10 a 23 de novembro. O evento foi realizado na tarde do último sábado (1º), no Salão Nobre do Clube de Campo e contou com as participações do prefeito Barjas Negri, o secretário estadual de Esportes, Claury Alves Silva, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello e representantes das delegações participantes. O secretário Pedro Mello disse que a solenidade é o ponta pé inicial dos Jogos Abertos, pois além do lançamento do selo e do carimbo, foi realizado o Congresso Técnico, como sorteio da chaves, definindo os três primeiros dias de competições. Este sonho, ressalta o secretário, se iniciou em 2006, quando Piracicaba juntamente com Santos e Araçatuba, disputaram a eleição para escolher a cidade que sediaria esta importante competição e o município teve a felicidade de ser a vencedora. “Hoje estamos começando o fim dessa história e a partir do dia 10 até dia 23 de novembro, acontecerão as disputas e o encerramento dos Jogos”.
Melo destaca que os Jogos Abertos trarão para Piracicaba em torno de 18 mil atletas e dirigentes esportivos e 233 cidades. Diz que a expectativa em relação ao início do maior evento esportivo da América Latina é positiva e o município está há dois anos se preparando para que a competição seja memorável. “Piracicaba está na mídia esportiva do Estado, mostrando a pujança dos Jogos Abertos”. De acordo com o secretário, durante sua gestão, o município conseguiu trazer importantes competições esportivas para o município, como o Jori (Jogos Regionais do Idoso, em 2005); os Jogos Regionais em 2006, após 20 anos; em 2007, a final estadual da Ginastrada, que são os Jogos Abertos da dança e fechando com chave de ouro, os Jogos Abertos do Interior, o ponto máximo da secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Segundo o professor João Francisco de Godoy, o Jonny, da Selam, faltando poucos dias para o início dos Abertos, a cidade está com toda estrutura pronta, para sediar da melhor forma este evento. “Aquelas lacunas antes existentes, como a falta de uma pista de atletismo sintética e um ginásio 40×20 e canchas de malha oficiais, foram superadas. Foi uma grande luta conseguir estes equipamentos nobres. Todos os alojamentos e locais para competição estão prontos e com certeza, este evento marcará a história de Piracicaba por muitos anos”. O prefeito diz que é um orgulho a cidade sediar os Abertos, após 20 anos e informou que o município tem trabalho com afinco e está preparado para da realizar a competição com sucesso. Ressalta que só na organização da competição foram R$ 600 mil, fora os investimentos na construção e reforma de equipamentos esportivos, superando no total R$ 2 milhões. Barjas defende o investimento, afirmando que vale a pena, porque recepciona os atletas e este legado fica para a cidade, se beneficiando de toda a estrutura esportiva montada. Lembrou da parceria feita com o SESI para a construção da pista de atletismo sintética, reivindicada há muitos anos pelos atletas e dirigentes esportivos. “O entusiasmo das pessoas e o planejamento das ações são componentes importantes e decisivos para o êxito do evento”. O secretário estadual de Esportes afirmou que depois de 20 anos, Piracicaba, com todos os méritos, volta a sediar os Jogos Abertos do Interior, com presença recorde de participantes. “A organização está boa, os equipamentos em excelentes e as equipes estão bem treinadas, favorecendo o alto nível das disputas”.
Claury observou ser a primeira vez que os Jogos Abertos são feitos com o sistema de segunda divisão aplicada, permitindo participação maior de delegações. Em relação ao novo sistema de disputa, destaca que só tem recebido apoio de todas as regiões participantes, com aprovação de 95%. “Todas as avaliações foram positivas, facilitando a participação das delegações menores e incentivando as prefeituras municipais que investem no esporte, evitando a importação de equipes e atletas. A prefeitura local tem dado todo apoio necessário e tenho certeza que este evento ficará marcado para sempre e será referência para outros municípios”.
