O espetáculo “da Corda pro Pé” marca a entrega da reforma do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, no próximo dia 1º de abril, quando ocorre a abertura da temporada 2006. Exposição do artista plástico Moacir Urbano e Sapateia Piracicaba também integram o evento (confira programação).

Depois da temporada de espetáculos em NY, nos Estados Unidos no ano passado, a bailarina, musicista e coreógrafa Christiane Matallo e o contrabaixista Gilberto de Syllos, que atuam no espetáculo ‘da Corda pro Pé’, se apresentam em Piracicaba. Christiane é considerada a ‘Carmen Miranda do Sapateado’ pela crítica americana é a primeira vez que a cidade recebe esse espetáculo na íntegra. ‘da Corda pro Pé’ não é só musical, balé, concerto ou show. O espetáculo se apresenta de uma forma hoje, mas amanhã já está diferente, provoca sensações, executa movimentos e sons que, quando combinados, geram música, dança e poesia, simplesmente porque se transforma conforme o ciclo de ações e mudanças do ser humano. A cada novo elemento incorporado a vida dos intérpretes, a apresentação ganha nova forma, posição de corpo e composição de pensamento coreográfico é levado ao palco.

“da Corda pro Pé” é como a obra de arte, única, na qual nem o próprio artista é capaz de reproduzir uma réplica perfeita. O tempo transforma a ação e reconfigura o espetáculo. A bailarina Christiane Matallo e o contrabaixista Gilberto de Syllos cantam, dançam, interpretam e se confundem em um único corpo. Quem toca? Quem canta? Quem dança? Os corpos, os instrumentos, ou ambos? “da Corda pro Pé” faz uso da interdisciplinaridade das artes para ser composto, no qual os instrumentos musicais viram corpos, que tem movimentação própria e espaço garantido. “Nosso principal objetivo com esse trabalho é que a música faça parte do movimento, e que este se transforme em música. No palco somos um único corpo formado por dois intérpretes e mais alguns instrumentos musicais”, revelam os artistas, que idealizaram o espetáculo, após trabalho denominado “Tap Bass” – estudo de baixo elétrico com sapateado. “Este trabalho deu tão certo que resolvemos investir em um espetáculo maior”, fala Christiane. O diferencial do trabalho é que no espetáculo, os intérpretes não são personagens que estão no palco para interpretar um papel, como se vê na maioria das apresentações de música, dança ou mesmo poesia. “Eu sou o Gilberto e ela é a Christiane. Estamos ali de verdade, nossa técnica, vontade e entrosamento são reais e isso passa a ser o diferencial de peso, pois atuamos como realmente somos”, fala de Syllos, atual coordenador do curso de contrabaixo do Conservatório Souza Lima, em São Paulo.

Um dos pontos mais altos do show é a interpretação da música “Forró do Gorducho”, musicada e rearranjada da versão “Gorducho´s Blues” (1997) de autoria do músico Gilberto de Syllos, em homenagem ao apresentador da Rede Globo de Televisão, Jô Soares. “Essa música foi feita primeiramente por mim em ritmo de blues, mas adaptei para o espetáculo em ritmo de forró. Também fazemos maracatu, ijexá, jazz, todos os ritmos estão presentes num show que apresenta praticamente todas as artes”, explica de Syllos. “Escolhemos a figura do apresentador Jô Soares para homenagear por ele ser um artista completo, que toca, canta, dança, interpreta, escreve, e ele adorou”, completa Christiane.

O espetáculo ‘da Corda pro Pé’ volta para os Estados Unidos para nova temporada em julho e agosto. Christiane Matallo acabou de gravar dois DVDs de sapateado inéditos no Brasil para a Só Dança, com lançamento mundial em abril em mais de 27 países.

Abertura temporada 2006 – programação

19h30: abertura oficial do Café do Teatro

20h: abertura exposição do artista plástico Moacir Urbano e entrega oficial da reforma interna do Teatro

20h30: evento Sapateia Piracicaba, com apresentações de turmas de sapateado das escolas Studio 45, Espaço da Dança/Clube Atlético, Jussara Sansigolo, Empório da Dança, Academia Corphus e Oficina da Dança.

21h: “da Corda pro Pé”

Serviço:

Os ingressos são gratuitos. Entretanto, na hora do show cada espectador deverá apresentar o ingresso mais um litro de leite longa vida que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.