Portal do Município de Piracicaba

Cursos de capacitação visam ‘fazer mais com menos’

Por Comunicação Social / Publicado em 20/01/2017
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMES) está elaborando uma agenda de atividades para este ano tendo em vista a qualificação continuada do seu quadro funcional. Serão cursos e seminários com a participação de profissionais de todos os níveis da Atenção Básica e de urgência e emergência. O objetivo é a melhoria da qualificação profissional da rede e humanização no atendimento ao público.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, “o processo é de educação permanente, para adequar habilidades e atitudes dos profissionais ao trabalho em equipe. E que essa filosofia seja disseminada por toda a rede, a partir da capacitação de lideranças”, disse.

Segundo Pedro Mello, trata-se de um trabalho que já vem sendo realizado anualmente, mas que tende a se intensificar devido à crise econômica, que reduz a cada dia os recursos públicos. “Diante da crise, temos de ser pró-ativos para que não haja queda na qualidade dos serviços à população. Por isso, precisamos fazer mais com menos e evitar desperdícios, o que requer novos treinamentos para reduzirmos ainda mais os erros em ações integradas”, explicou.

Serão oito ações ao longo do ano, cada qual atendendo um setor da rede pública de saúde – que também tem sua estrutura organizada em redes – com a participação de professores de universidades e de escolas técnicas, especialistas em cada assunto. Portanto, haverá capacitação para os profissionais médicos e enfermeiros das unidades de urgência e emergência, dentro dos critérios da Atenção Avançada ao Trauma (ATLS). O mesmo acontecerá no atendimento pediátrico, com curso de PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria.

Haverá ainda curso de gestão e liderança para coordenadores. No campo da enfermagem e de agentes comunitários de saúde, serão tratados temas como a ética nos procedimentos técnicos e habilidades de comunicação. No Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) será oferecido curso básico para a formação de agentes de prevenção em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais.

O resultado desse processo deve ser o acolhimento humanizado e o fortalecimento do relacionamento interpessoal. Em síntese, como observa Pedro Mello, “vivemos um momento crítico, em que os profissionais da saúde devem ter a consciência de que os serviços à população só ganharão em qualidade com dedicação total e boa formação de todos os integrantes da rede. Assim otimizamos os recursos humanos e poderemos atravessar a crise sem problemas maiores”, concluiu.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.