Na quarta aula do Curso Livre em Africanidades, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe amanhã, 15/07, às 15h, a mestre e doutoranda em Geografia Yaisa Domingas de Carvalho Miguel com a aula Territórios Negros: Do Corpo à Cidade. A atividade é gratuita e acontece no anfiteatro da Biblioteca, que é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Yaisa defende que o corpo é o ponto de partida para sermosestarmos e agirmos no mundo | Foto: Divulgação

Na aula, com duração de duas horas e que terá emissão de certificado de participação, Yaisa defende que o corpo é o ponto de partida para sermos/estarmos e agirmos no mundo.

"É através dele que o experienciamos e transitamos pelos diferentes territórios. Alguns são acolhedores, curativos e afetuosos. E outros territórios são mais hostis, contudo, os corpos negros trazem em si as ferramentas ancestrais para se fazer uma travessia de forma mais conectada e humanizada pelos espaços", fala a palestrante, que também é uma das pesquisadoras da Casa de Batuqueiro de Piracicaba.

Yaisa é graduada, mestre e doutoranda em geografia pela Unesp (Universidade de São Paulo) de Rio Claro. Atua principalmente com geografia urbana e cultural nos seguintes temas: consumo sustentável, cidade, educação e cultura afro-brasileira. É membro do Grupo de Batuque Umbigada de Piracicaba, Capivari, Tietê e Rio Claro.

SERVIÇO – 4º Encontro do Curso Livre em Africanidades, com Yaisa Domingas. Amanhã, 15/07, às 15h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua do Vergueiro, 145. Informações: (19) 3433-3674 (Whatsapp).