Com a participação de aproximadamente 50 dirigentes das comunidades que participam dos Jogos Comunitários o curso de reciclagem de futebol de campo promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) teve início neste fim de semana. Denominado de “Capacitação na Iniciação ao treinamento de futebol em categorias de base”, a atividade que prossegue no dia 7 e será encerrado no dia 8, tem orientação do professor Douglas Pimenta Fonseca, ex-jogador, treinador profissional, administrador esportivo e gestor de futebol com experiência no futebol brasileiro e internacional. No sábado (31) aconteceu a abertura oficial do evento no anfiteatro do Centro Civíco e em seguida um aula teórica sobre os conhecimentos do futebol nas categorias de base. A programação seguiu no domingo (1º) com aula prática no campo de futebol do Jaraguá. Lá os participantes aprenderam um pouco mais sobre atividades esportivas voltadas para o futebol. Atletas das categorias de base dos bairros Novo Horizonte, Jardim Esplanada e Vila Cristina auxiliaram na atividade, O curso prossegue no dia 7 (sábado) no auditório da Secretaria Municipal de Educação e no dia 8 (domingo) mais uma vez no campo de futebol do Jaraguá. De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, que acompanhou as atividades de abertura no sábado e a parte prática no domingo, ressaltou que o curso faz parte de uma série de palestras/cursos que estão sendo oferecidos às lideranças comunitárias do esporte, o que era uma antiga reivindicação dos mesmos. “Dessa forma, ele podem estar cada vez mais capacitados no seu trabalho comunitário voluntário. Em 2013, realizamos uma palestra sobre "Ética no esporte" com o professor Roberto Paes da Unicamp numa parceria com o Sesc, no ano passado um curso de capacitação e atualização de futsal em parceria com a Unimep e Liga Piracicabana de Futsal e agora este que será feito em quatro encontros e irá propiciar conhecimentos e atualizações para os que atuam com essa modalidade dos Jogos Comunitários”, ressaltou. Os lideres comunitários André Luis Gava (Vila Rezende) e Atílio Guida (Jardim Esplanada) parabenizaram a iniciativa da Prefeitura e da Selam e destacaram a importância do curso que, segundo eles, “dá oportunidade para que possam a cada dia melhorar com novos conhecimentos”.