Começou hoje (08), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o curso para capacitação de cortadores de cana, promovido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba em parceria do Grupo Cosan.

A parte da manhã foi exclusiva para teoria, onde foram abordadas informações sobre a qualidade do trabalho no campo e principalmente a segurança do profissional.

Segundo o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jefferson Paulo dos Santos, essa é uma nova oportunidade que a Prefeitura traz à população. “Geralmente esse curso é ministrado dentro das usinas”, disse Jefferson.

A aluna Maria Zuleide Lima, 41, que nunca trabalhou no campo, disse estar feliz pelo curso. “Esta é uma grande chance para aprender uma profissão. Eu não tinha noção do que era o trabalho na roça e aprendi aqui” comentou Maria Zuleide.

Já Roberto Carlos Ferreira Antunes, 31, ex-vigilante, disse que procurou o curso pensando no conhecimento e oportunidade de emprego. “Essa é uma chance de profissionalização para gente e também uma nova profissão”.

Outro aluno que gostou da novidade foi Daniela Cristina do Carmo, 30. Para ela, que sempre trabalhou na área, a oportunidade de carteira assinada empolgou.

“Fiquei dois anos sem emprego, e agora tenho uma ótima oportunidade de emprego sem exploração, graças a esse incentivo da Prefeitura”, contou Daniela.

Amanhã, a partir das 14h30, os alunos devem passar por aula prática, onde o instrutor deve mostrar o modo correto de manejo e corte da cana no campo do Grupo Cosan – unidade Costa Pinto.