O Semi-Extensivo Municipal (SEM) da Secretaria Municipal de Educação que vem garantindo resultados positivos em vestibulares de universidades públicas e particulares, comemora 2007 um número recorde de 200 novos alunos matriculados, dos 300 inscritos.
Sobre o número de estudantes que frequentaram o cursinho em 2006, a secretária municipal de educação, Giselda Lombardi Ercolim, atribui o êxito à equipe de professores e a coordenação do SEM que trabalham em sintonia para atender os alunos. “Estamos obtendo êxito graças ao trabalho da coordenação e dos professores que são voluntários e se dedicam ao SEM da mesma forma com a qual dedica aos trabalhos remunerados. “Tenho muito orgulho pela dedicação dessas pessoas que lutam e nos ajudam a tornarmos vencedores. A organização e a boa vontade de contribuir é essencial”, declara.
Em contato com alguns dos ex-alunos do SEM, felizes da vida, pois, já estão matriculados e alguns já iniciaram as aulas, as informações são sempre muito parecidas: o cursinho prepara o aluno para enfrentar qualquer vestibular, os professores são dedicados e o material utilizado é bem elaborado.
Com o ensino médio concluído na Escola Estadual Sud Menucci, Renata Negri ingressou no SEM, no segundo semestre de 2006 e passou em 20ª colocação no curso de Ciências dos Alimentos, pela Esalq/Usp, em Piracicaba. De acordo com Renata, foram 10 candidatos por vaga. “O cursinho foi fundamental para minha aprovação, eu aproveitei cada momento em sala de aula para tirar muitas dúvidas e adquirir conhecimento, porém, vai um aviso aos ingressantes:Me dediquei totalmente aos estudos, com muita literatura e busquei na Biblioteca Municipal outras apostilas para complementar meus estudos. Mas o que valeu mesmo, foi aproveitar a oportunidade de estudar num cursinho oferecido pela prefeitura totalmente gratuito e de ótima qualidade”, declara.
Além de Renata Negri, mais outros dois alunos ingressaram na Usp. Thiago Chueri, passou em 20º lugar em Ciências dos Alimentos e frequentará aulas na Esalq. Juliana Rodrigues, Licenciatura em Ciências da Natureza ( na Usp – Leste) em São Paulo, que também aguarda segunda lista na Universidade Federal de Lavras, em Engenharia de Agricultura.
Para Franciele Jerônimo, aprovada em 1º lugar dos alunos do SEM, no curso de Administração pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), ganhar a bolsa integral, nos quatro anos de curso, é até agora a melhor oportunidade de sua vida. “Estudei durante um ano no cursinho e os professores foram fundamentais nas explicações de todo conteúdo”.Ela deixa uma mensagem aos novos alunos do cursinho. “Aproveitar bastante o tempo em sala de aula e estudar em casa, é essencial”.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMS), existe uma lista com mais de vinte alunos que freqüentaram o SEM em 2006, aprovados em outras universidades.
O Semi-Extensivo Municipal (SEM) é gratuito e possui apoio da Diretoria de Ensino, Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e Colégio Anglo. O curso é ministrado no horário das 19h às 22h45, na escola estadual Benedito Ferreira de Costa (Befeco), à rua Cristiano Cleopath, 1.902.