O Parque Histórico Quilombo Corumbataí, um espaço quilombola remanescente em área urbana fundado há mais de 200 anos no bairro Santa Terezinha, recebe neste sábado, 13/04, das 17h às 21h, o Cultura de Quilombo, que reúne atividades de dança, música e roda de conversa. O evento, totalmente gratuita, é uma realização do Quilombola em parceria com a Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra.
A atividade que inaugura o Cultura de Quilombo é a oficina de Dança Matrizes Africanas, com o Mestre Waguinho, da Escola Piracicabana de Capoeira Angola. Ele vai explorar os ritmos e movimentos que fazem parte da rica herança cultural africana.
Em seguida, tem a intervenção/roda de conversa Gira Reflexiva com a professora doutoranda em Geografia Yaísa Domingas de Carvalho. Ela conduzirá uma reflexão sobre o significado do quilombo e de como podemos fortalecer os laços com as comunidades quilombolas.
O evento será encerrado com apresentação da roda de samba Quilombola Comunidade Samba, com 12 integrantes.
“Este encontro é uma oportunidade para mergulhar na história do Quilombo Corumbataí e entender a sua importância na preservação da cultura negra”, destaca Natália Benoti, que atua na produção do evento.
SERVIÇO – Cultura de Quilombo. Sábado, 13/04, das 17h às 21h, no Parque Histórico Quilombo Corumbataí. Rua Adelmo Cavagione, s/n (em frente ao supermercado Pague Menos de Santa Teresinha). Classificação livre. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.