Num trabalho de parceria da Prefeitura com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) será revitalizado o cruzamento das ruas São José e Governador Pedro de Toledo. Esta primeira intervenção, como explicou hoje (15), o prefeito Barjas Negri e o presidente da Acipi, Jorge Aversa Júnior, será uma espécie de “projeto-piloto” para outras prováveis melhorias no Centro da cidade. Investimento estimado em R$ 150 mil reais. A proposta de revitalização é fruto de discussões entre representantes da Acipi e das secretarias de Trânsito, Obras, Meio Ambiente e do Instituto de Planejamento (Ipplap). Entre as intervenções está a redução do leito carroçável das duas ruas para o aumento das calçadas, que ganharão floreiras, assentos e lixeiras. O presidente do Ipplap, arquiteto João Chaddad, explicou o que foi projetado para o local. Serão 700 m2 de novas calçadas em que o leito carroçável é mais estreito e as calçadas mais largas. “A idéia principal é dar preferência ao pedestre sem prejudicar o fluxo de veículos. O local terá ainda novas lixeiras, bancos de madeira e outros detalhes a exemplo do que já foi executado em bairros da cidade de São Paulo com aprovação total de pedestres e comerciantes.” O prefeito Barjas Negri, ao anunciar a revitalização, divulgou que está autorizando a abertura do processo de licitação das obras. Ele ainda lembrou que a Prefeitura fez, em 2005, uma importante intervenção viária no entorno da praça José Bonifácio, que também foi totalmente remodelada. Os secretários Paulo Prates (Trânsito) e Arthur Ribeiro (Obras) destacaram que esta é a primeira fase da melhoria, que busca trazer mais segurança aos pedestres e motoristas, bem como valorizar e estimular essa região. A intenção é que, após a implantação desta intervenção, Acipi e Prefeitura voltem a discutir outras ações a partir da experiência da revitalização do cruzamento da São José com Governador. Jorge Aversa disse que “intervenções nos corredores comerciais de Piracicaba são uma necessidade que há anos a Acipi vem reivindicando e trabalhando com projetos modernos que atendam a todos os envolvidos. Iniciando pela rua Governador, em parceria com a Prefeitura, estamos dando passos largos para a modernidade sem perder o elo com nossas tradições. É um momento histórico. A Acipi tem orgulho de fazer parte deste projeto que dará o pontapé inicial numa ação que vai desencadear em outras intervenções para revitalizar o nosso centro comercial tradicional, implementando também melhorias nos consolidados corredores dos bairros".