47 alunos das escolas Wilson Guidotti (Jardim Toquio) e Ide Maluf (Vila Cristina) sentiram a emoção dos jogadores que defendem as cores do XV de Piracicaba. Passaram pela preleção, feita pela ex-jogador Vadinho, e sair do vestiário rumo ao gramado acompanhados do mascote Nhô Quim. Nas cadeiras cativas, nada menos do que o presidente da Hyundai Brasil, Chang Kyun Han, o prefeito Barjas Negri, presidente da Câmara João Manuel e os secretários Pedro Mello (Esportes) e Gabriel Ferrato (Educação), vice-presidente do XV de Piracicaba, Rubens Braga. Além deles, toda a imprensa de Piracicaba e região.

“Muda a época mas não mudam as emoções. Na minha época eu tinha o sonho de entrar em campo com meus ídolos e hoje essas crianças podem fazer isso”, relembrou Pedro Mello, ao afirmar que o XV de Piracicaba é o maior patrimônio esportivo da cidade.

A ocasião se deu pelo lançamento da Clínica de Futebol Infantil, promovida por meio de parceria entre as secretarias de Esportes e Educação, Hyundai e E. C. XV de Novembro. O convênio terá 18 clínicas, com média de 40 alunos do Projeto Educação Complementar, da rede municipal de ensino, para conhecer a história do alvinegro. “O trabalho de educar as crianças através do esporte é um dos principais modos de educação”, afirmou Rubens Braga.

Os estudantes assistiram apresentação com fotos e vídeos do alvinegro antes de deixarem as dependências das escolas. A visita incluiu todo o complexo esportivo, inclusive o Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, Mini Ginásios Garcia Neto I e II e Piscina Dr. Samuel de Castro Neves. No Barão, foram ver todos os setores, tais como fisioterapia e musculação. Em campo, bateram bola e brincaram.

“O projeto surgiu a partir de um trabalho de identificar locais onde crianças precisavam de maior atenção e este ano implementamos a educação complementar com atividades em período integral”, explicou Gabriel Ferrato. “Esse projeto faz com que as crianças valorizem a cidade e busquem bons exemplos”, completou.

A Hyundai incentiva o programa com auxílio de transporte e alimentação, além de dar um boné da empresa. Após a visita os alunos também conhecerão as futuras instalações da fábrica automotiva. “Quando estive na Coréia, todas as empresas focavam o social e a Hyundai comprova isso. O investimento na educação é fundamental para formação de bons adultos”, contou João Manuel.

Mr. Han enfatizou que a Hyundai se preocupa com a formação social: “desejamos uma excelente prática de educação e cidadania para essas crianças”. “Esse é uma demonstração de responsabilidade social que a empresa tem com a cidade. O XV é um dos maiores marcos de Piracicaba e a criança é nossa principal preocupação”, finalizou Barjas Negri.