Cerca de 20 agentes escolares de saúde passarão por capacitação, amanhã (dia 04), com a meta de se tornarem multiplicadores da importância da posse responsável de animais e, posteriormente, irão trabalhar o assunto junto às crianças do município. Esta ação é parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, através do Centro de Controle de Zooneses (CCZ), depois de várias denúncias de munícipes sobre a grande quantidade de gatos abandonados no Cemitério da Saudade, incluindo também a sujeira e destruição dos túmulos e vasos por estes animais.

Este encontro será na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (rua Ipiranga, 166), com início às 8h, sendo que às 14h30 os agentes farão visita no Canil Municipal para terem contato com animais abandonados em vários locais da cidade, principalmente os gatos já recolhidos do Cemitério da Saudade.

Segundo a diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, os gatos abandonados no Cemitério podem ter alguma enfermidade, como já foi constatada em dois gatos que estavam no local e foram sacrificados, pois estava com rinotraqueíde, doença contagiosa.

A capacitação será feita por profissional da Saúde do Escolar, dois técnicos do Departamento de Educação e veterinário, ambos da Zoonoses. Em outros dois encontros, 30 agentes foram capacitados. Agora, estão aptos para iniciarem o trabalho junto as crianças das escolas municipais de Educação Infantil (Emei) e num segundo momento com as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef).