Portal do Município de Piracicaba

Crianças devem tomar segunda dose da vacina H1N1

Por Comunicação Social / Publicado em 04/05/2010
Tempo de leitura: 3 minutos.

Em Piracicaba mais de 7.200 crianças, 96% da estimativa, com seis meses até 1 ano e 11 meses receberam a dose da vacina contra a gripe A (H1N1). Para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomarem a segunda dose. A recomendação é para que a segunda dose seja aplicada 30 dias após a primeira.

No próximo sábado, dia 8, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para início da Campanha contra a gripe sazonal para pessoas com mais de 60 anos, além de seguir com a campanha contra a H1N1 para a segunda (gestantes, crianças menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos), terceira (população de 20 a 29 anos) e quarta (doentes crônicos com mais de 60 anos) etapas.

A responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Jaqueline De Carli Arnosti, orienta para que os pais ou responsável procurem uma unidade de saúde para a aplicação da segunda dose da vacina para crianças do segundo grupo da campanha e crianças portadoras de doenças crônicas de até 9 anos. “A segunda dose é fundamental para garantir a imunização. O intervalo de 30 dias garante que o organismo produza um número maior de anticorpos”, explicou Jaqueline. É importante que a segunda dose seja aplicada em uma Unidade Básica de Saúde ou unidade de Programa Saúde da Família

Prevenção

Segundo Fernanda Menini, diretora da VEM, além de garantir imunização com a vacina é importante que as pessoas se atentem para a necessidade de adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos, utilizar lenço descartável ao tossir ou espirrar, evitar levar as mãos aos olhos e boca dentre outros hábitos de higiene.

Na manhã desta terça-feira, dia 04, a diretora da VEM realiza capacitação sobre H1N1 para coordenadores, diretores e professores de escolas do município. Na ocasião estarão presentes o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas e o secretário da Educação, Gabriel Ferrato.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.