Objetivo é aproximar as crianças ao time piracicabano de futebol, estimular a prática de atividade física e incentivar o estudo como forma de buscar a qualificação profissional
Fotos: Bolly Vieira / Hyundai
Conhecer o Estádio Barão de Serra Negra, onde o XV de Piracicaba realiza seus jogos, visitar e almoçar na fábrica da Hyundai Motor Brasil são as atividades propostas pelo projeto Clínica Hyundai de Futebol Infantil. Criado em 2012 pela Hyundai, em parceria com o Esporte Clube XV de Novembro e a Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Educação, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e de Governo, o projeto já atendeu 5,6 mil crianças em quatro anos. O projeto tem como objetivos a aproximação das crianças do XV de Piracicaba, a valorização do time como símbolo cultural da cidade, o incentivo à prática de atividade física e o estímulo para se tornar um profissional qualificado, seja no esporte, na indústria ou em qualquer outra área de atuação. Na atividade, os alunos visitam o Complexo Esportivo Municipal de Piracicaba, onde está localizado o Estádio Barão de Serra Negra, o Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e o Ginásio Municipal José Oliveira Garcia Neto. As crianças se aproximam da experiência e rotina dos jogadores do clube, passando pelo vestiário, sala de coletiva de imprensa e campo de futebol, onde são recepcionados por monitores treinados para realizar brincadeiras ligadas a este esporte. Posteriormente, eles conhecem a fábrica da Hyundai, onde são fabricados os veículos da linha HB20, e almoçam no restaurante da própria montadora. Para Teresinha Finguerut, assessora pedagógica do gabinete da SME, este projeto é uma forma de socialização, além de colaborar para a importância do trabalho em equipe e incentivo à prática de esporte. "A atividade está de acordo com as premissas da Secretaria Municipal de Educação, acrescentando o conhecimento dos princípios de cidadania para as crianças", enfatiza ela.
Esta semana foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghese, do bairro Monte Líbano, conhecerem o XV de Piracicaba e almoçar com o presidente da Hyundai Motor Brasil, William Lee. Na ocasião, as crianças puderam interagir e fazer perguntas ao presidente da montadora.
Durante o almoço na Hyundai, a aluna Angela Vitória Augustini Rosa, 11 anos, contou que achou o presidente bastante simpático. Descreveu também o tour que fez pelo estádio, conhecendo o campo e as piscinas do complexo. "Foi muito proveitoso. Conforme os monitores foram apresentando, nós fomos desenvolvendo ideias que podíamos utilizar na sala de aula", relatou Angela. Conhecido pelas crianças como Mazza, o professor de educação física e monitor do Armazém do Lazer que acompanha as atividades, Luis Antônio Mazzini, conta que a proposta do projeto é única. "Os quatro pilares do projeto, que são a instituição do XV como cultura, as profissões, a comida do bem e a prática de atividade física, são etapas que passamos durante o processo, visitando o complexo esportivo e a fábrica da Hyundai", explicou. A equipe da Med Help Ambulâncias é parceira no projeto e dá apoio durante as visitas, que ocorrem todas as segundas e terças feiras durante todo o ano, com crianças de 6 a 11 anos de todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal.
O gerente de Relações Públicas e Imprensa Mauricio Jordão; os representantes do XV de Piracicaba Fernando Galvão e Danilo Maluf Di Lernia; o presidente da HMB William Lee; a assessora pedagógica do gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Teresinha S. Finguerut; José Antônio de Godoy, representando a Secretaria Municipal de Governo; e os representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras Ronaldo José Lucentini e Donizete Oliveira
E.M. Profª Edilene Marli Borghese
Angela Vitória Augustini Rosa conversa com o presidente William Lee
O monitor Luís Antônio Mazzini com o presidente da Hyundai
Fotos: Assessoria XV de Piracicaba
E.M. João Oriani
E.M. Profº Mário Chorilli
E.M. Profº Benedito de Andrade
E.M. Profª Edilene Marli Borghese
E.M. Ada Buselli Neme