Atividade faz parte do projeto anual da escola Osvladir Júlio
Devido ao projeto anual “Osvladir Júlio… 20 anos construindo histórias”, as crianças da E.M. Osvladir Júlio, no Cecap, nunca estiveram tão próximas aos índios e sua cultura. Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, a escola explorou o tema de uma maneira bem diferente.
“O tema oportunizou o aluno a perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção de sua identidade”, justificou a diretora da unidade Silvana Romualdo de Souza.
Dentro do projeto anual, o “Índio”, além de ter estado muito presente na vida das crianças, remeteu uma busca às origens da população do Brasil, já que o país é miscigenado. “A influência indígena está presente em muitos aspectos da cultura brasileira, assim propusemos com este projeto uma vivência dos costumes indígenas pelas crianças”, disse a diretora.
O projeto foi desenvolvido no decorrer das duas semanas após o dia do índio, e foi finalizado no dia 30 do mesmo mês, onde os alunos das turmas do maternal I, maternal II, jardim I e jardim II foram divididos aleatoriamente em cinco grupos. As crianças se envolveram nos cinco ambientes propostos pelas professoras, diretora e coordenadora e viveram momentos surpreendentes.
Foto: Marquinhos Ferreira
Dentro dos cinco ambientes distintos da cultura indígena foram desenvolvidas as seguintes atividades: meio ambiente / floresta (exploração dos grupos de alunos dentro do espaço montado caracterizando o habitat indígena); alimentação indígena (os alunos degustaram pratos e comidas típicas indígenas como mandioca, milho cozido, cará, amendoim, batata doce, abacaxi e banana); brincadeiras indígenas (peteca com prévia confecção do brinquedo, brincadeira de “indiozinho vai pra oca” – semelhança com “coelhinho na toca”); arte indígena com a produção trabalhos artísticos de pintura com tintas naturais produzidas anteriormente (urucum, açafrão, terra vermelha e preta, café e beterraba) e olimpíadas indígenas (desenvolvimento de atividades como corrida de toras, arremesso de lanças e jogos com bastões).