Criança batiza macho de jaguatirica do Zoológico
Cerca de 420 crianças escolheram nos dias 26 e 27 de abril o nome do macho de jaguatirica do Zoológico Municipal de Piracicaba. O nome escolhido foi Thor, com 191 votos. Os outros nomes em votação eram Jaguar (72 votos) e Iuri (123 votos). Também tiveram 34 votos nulos.
Depois de escolhidos o nome, uma criança foi sorteada para batizar o animal, nesta quarta-feira, dia 30, às 15 horas, no Zoológico, ao lado do recinto do animal. Larissa Monique, de 12 anos, moradora do bairro Jaraguá irá batizar a jaguatirica macho. Como madrinha do Thor, Larissa ficará por dentro de tudo o que acontecer com ele e também poderá conhecer detalhes do recinto onde vive o animal. Também receberá uma medalha e um kit de materiais educativos do Núcleo de Educação Ambiental, com um certificado que garante o título de “madrinha” do filhote.
O filhote divide o recinto coma mãe, a Jaboticaba. Ele nasceu dia 27 de janeiro, no Zoológico e foi colocado para exibição em abril de 2008.
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é o maior gato do mato do Brasil, encontrado em florestas tropicais, cerrado, caatinga e pantanal. Podem medir, em média, 1,15 centímetros do focinho ao rabo, podendo atingir 15,8 kg e 50 cm de altura. A pelagem possui coloração amarelada com diversas manchas negras e arredondadas pelo corpo. Possui adição e visão excelentes e é muito ágil, sobe em árvores com rapidez e facilidade e pode nadar. É carnívoro, alimenta-se de pequenos mamíferos, como: coelhos, porcos selvagens, cutias, preás e pequenos cervídeos. Possui hábito noturno, dormindo de dia para caçar pela manhã ou ao entardecer. Pode durar até 20 anos.
